NEH – Harley – Davidson
Hoje vamos falar sobre a conhecida marca de motos Harley Davidson, que é um símbolo de status, do sonho americano! Mas será que sempre foi assim?
A marca foi criada por William S. Harley e Arthur Davidson em 1903, época em que Henry Ford lançou sua fábrica. A ideia inicial era colocar um motor em uma bicicleta, e depois, com o tempo eles chegaram ao produto final: a motocicleta.
Para se ter uma ideia, na época um carro custava cerca de U$ 2.000,00 e a moto U$ 200,00. Isso contribuiu para a sua popularização.
Uma curiosidade: nessa época, os inventores queriam colocar motor em tudo, até que um inventor conhecido nosso, Santos Dumont, resolveu colocar motor em um balão, criando os dirigíveis.
Voltando a Harley Davidson, temos que lembrar de um princípio ideológico americano que é a liberdade, principalmente de ir e vir, para entender o porquê do sucesso e identificação com a motocicleta.
Em 1908, Walter Davidson entrou em uma competição de 2 dias em Nova York, uma jornada de quase 600 km. Incrivelmente, ele não precisou parar durante o percurso para arrumar sua moto, como os outros competidores, e venceu! E revelou que não havia nem levado peças de reposição.
A Harley Dvidson ganhou notoriedade na Primeira Guerra Mundial, onde conquistou seu primeiro grande cliente: o governo dos Estados Unidos, vendendo cerca de 20 mil unidades. Durante a Grande Depressão (1929) a Harley Davidson quase faliu, mas conseguiu se manter e estourou na Segunda Guerra Mundial, com 90 mil motos vendidas para o exército americano. Aliás, quando os soldados voltavam da guerra qual moto eles queriam comprar? Harley Davidson!
Em 1935 a Harley Davidson forneceu para o Japão tudo que era necessário para fabricar as motos lá, contribuindo para a popularização dos modelos mais em conta. A marca resolveu se concentrar nas classes A e B, talvez pensando no futuro – em não entrar na concorrência por preço – mantendo a qualidade.
Mas, a AMF comprou a Harley Davidson, alterou a qualidade e começou a afundar a marca. Em 1980 a AMF colocou, então, a divisão de motos a venda, que foi comprada em 1981 por 13 executivos, incluindo Willy Davidson, parente de um dos fundadores.
E o que fazer para reerguer a marca? Eles lançaram uma campanha: “As águias voam sós” remetendo a exclusividade da marca. Inclusive foi criado um grupo para clientes da marca, o HOG (Harley Owners Group), mantendo o valor abstrato de exclusividade.
Como toda empresa de sucesso, a comunicação é importantíssima. Portanto, fica claro que saber se comunicar exige prática e muitas tentativas para se torne algo cada vez mais natural para os profissionais. Pensando exclusivamente em melhorar a comunicação de líderes, Heródoto Barbeiro lançou o Curso COMUNICAR PARA CHEGAR LÁ e que pode ser realizado no conforto da sua casa, via internet. Nesse curso, Heródoto Barbeiro vai te ensinar o passo-a-passo para que você tenha experiências mais comunicativas e que potencializem a sua liderança, fazendo com que você alcance seus objetivos pessoais e profissionais.
Em outra matéria do site, você pode aprender os passos fundamentais para você melhorar a sua comunicação, de modo prático e rápido, sem delongas.. Francamente, não é uma atividade simples e, por isso, requer bastante estudo, treinamento, disponibilidade de tempo, investimento, entre outros fatores igualmente importantes. Por isso, é preciso observar a importância de melhorar a sua comunicação no mundo corporativo, para que a sua empresa esteja cada vez mais alinhada com as expectativas do seu cliente.
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Annelise C. O. Gonzalis