Empreendendo na Aviação Civil
Já imaginou empreender na aviação civil? Confira essa entrevista com Shailon Ian, engenheiro aeronáutico e CEO da Vinci Aeronáutica.
Eu não montei um negócio com esse foco, a intenção era ser uma empresa de consultoria na aviação. Eu abri a Vinci e fui na maior feira de helicóptero do mundo, a HAI. Chegando lá, eu fui visitar uma das empresas de leasing de helicópteros e um dos diretores da empresa me chamou para fazer umas inspeções em aeronaves.
A Vinci Aeronáutica é uma empresa de inspeções de aeronaves para bancos, seguradoras e empresas de leasing. E o papo é justamente com Shailon Ian, CEO da Vinci Aeronáutica.
Como funciona o mercado de inspeção em aeronaves? O próprio proprietário que faz essa inspeção?
Não! Quando um banco empresta dinheiro pra comprar aeronave, o banco quer verificar se o avião está lá como garantia do empréstimo e se a aeronave ainda existe, se está sendo bem mantida, bem operada e principalmente, qual o valor real da aeronave.
Como é que foi a sua ideia de montar um negócio com esse foco?
Eu não queria um negócio com esse foco. Minha a intenção era ser uma empresa de consultoria na aviação. Eu dizia que se voasse eu estava dentro. Acontece que eu abri a Vinci e fui na maior feira de helicóptero do mundo, a HAI. Chegando lá, eu fui visitar uma das empresas de leasing de helicópteros e um dos diretores da empresa me chamou para fazer umas inspeções em aeronaves.
Fazer inspeção em aeronave era uma das únicas coisas que não estava no meu radar, porque eu achava que qualquer um podia fazer.
O meu desafio era saber que valor que eu ia agregar e quanto eu iria cobrar por isso. Eu não tinha a menor ideia. Eu me reuni com meu sócio, fiz uma apresentação onde eu inclui a parte de vistoria de aeronaves, já claro, colocando toda nossa experiência no segmento. Pois como eu já tinha muita experiência no offshore, eu já sabia falar o “idioma” dos bancos e das empresas de leasing, então para mim isso era fácil. Ao bater na porta da segunda empresa lá na feira, o cliente ressaltou que além dos itens que colocamos na apresentação, eu ainda tinha experiência com regulamentação de aeronáutica, devido a minha passagem pelo DAC. E era verdade. E acabei incluindo no portfolio esse experiência com regulamentação. E cada cliente que fomos visitando eu recebia um feedback diferente e ia agregando mais valor ao nosso portfolio que no final das contas o preço saiu da apresentação. O resultado disso foi que saímos da feira já com um cliente.
Bem, era hora de começar as inspeções. Nós tínhamos 4 helicópteros pra fazer vistoria. Quando comecei a olhar a documentação de uma das aeronaves, eu achei uns registros estranhos de manutenção. Liguei pro meu cliente e perguntei:
Você sabia que essa aeronave já sofreu um incidente?
É interessante que, o meu cliente já havia enviado um especialista da Europa pra fazer a inspeção, e esse cara não havia descoberto nada. No final das contas, nós economizamos 2 milhões de dólares pro nosso cliente.
Uma das coisas mais importantes de uma aeronave é a documentação certo?
Dificilmente, só por olhar a aeronave você conseguirá ver alguma coisa. Se você puder ver, é porque a coisa tá muito ruim mesmo. Então na verdade o que determina uma situação da aeronave é a documentação. Por isso que é necessário verificar com muito cuidado e muito carinho a documentação da aeronave.
A Vinci nasceu pra fazer qualquer coisa, e hoje ela faz inspeção de aeronaves para bancos, seguradoras e empresas de leasing.
A Vinci hoje só possui clientes estrangeiros. Fazemos vistoria nos Estados Unidos, no Canadá, na América Latina inteira, na Indonésia, Europa, África. Hoje podemos dizer que somos uma das maiores empresas de inspeção de aeronaves do mundo.