O que é storytelling e como pode ajudar sua empresa?

Você já ouviu falar em storytelling?  Sabe qual a importância deste termo para o mundo dos negócios e da publicidade? Para conhecermos um pouco mais sobre esse assunto, conversamos com Bruno Scartozzoni, especialista no assunto.

Sobre Bruno Scartozzoni

Bruno Scartozzoni é pioneiro do storytelling corporativo no Brasil, fundador da StoryTalks, palestrante internacional e escritor. 

Em sua conta profissional no LinkedIn, Bruno diz que

“Uma das primeiras memórias que sou capaz de lembrar é do meu pai me levando ao cinema. Eu tinha 7 anos e aquela experiência me marcou para sempre. Fiquei tão extasiado que nas noites seguintes não conseguia dormir. Mais tarde, já adulto e trabalhando com comunicação, entendi que as técnicas utilizadas por escritores, roteiristas e diretores para capturar a atenção e a imaginação das pessoas também poderia ser aplicada para marcas e pessoas que procuram se comunicar melhor. Foi assim que minha paixão se transformou no meu trabalho”.

Quando o termo “storytelling” se tornou popular?

Como bem lembrado por Bruno, o storytelling existe desde a antiguidade, nas mais variadas expressões humanas, desde as pinturas rupestres à escrita. Porém, o mundo corporativo começou a utilizar desta ferramenta para aprimorar os seus negócios. Por isso, há mais ou menos, cerca de 10 anos que o termo se tornou popular e tem maior expressividade. 

Mais ou menos há uns 10 anos atrás. Isso veio lá de fora, de uma maneira mais incipiente e depois a tendência foi crescendo. O storytelling não é uma coisa nova, nós, como seres humanos, a gente conta histórias há milhares de anos. O storytelling existe desde o cinema, a literatura, teatro, desde que a gente pintava nas paredes das cavernas. A novidade é o interesse do mundo corporativo, organizacional e profissional em relação a esse tema.

Afinal, o que é storytelling?

Com a agilidade exigida no mundo corporativo por atenção de clientes e oferta cada vez mais especializada de serviço, percebeu-se que as histórias têm um imenso poder de impactar as pessoas e engajá-las junto ao propósito da empresa. Então, podemos entender o storytelling como “uma ferramenta que se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa, como definido pela Nova Escola de Marketing.

‘‘Storytelling é um conjunto de técnicas de contação de histórias que normalmente são utilizadas pelo pessoal do cinema, teatro, literatura, enfim, do entretenimento de uma forma geral e que agora começou, de 10 anos para cá, a ser olhado com muito carinho pelo mundo profissional, pelo mundo das empresas e pelo mundo corporativo

Como o storytelling tem ajudado as empresas?

Esta ferramenta pode contribuir com as empresas, a partir de diversas maneiras. Você pode utilizar o storytelling tanto em um vídeo, quanto em um texto publicitário da sua marca. Além disso, pode ser utilizada de uma forma estratégica, com o objetivo de agregar valor ao serviço que você está oferecendo ao seu cliente. 

“A gente pode usar storytelling para vendas, porque percebe como isso é um argumento de vendas para você? Quando você vende, contando essa história, é muito mais eficiente do que falar assim: “Ah, eu sou muito bom no que eu faço”. Muito bom no que eu faço, qualquer um pode falar. Seus concorrentes também podem, mas ter uma história de família, com pai que já fazia isso, você já via desde criança, isso nem todo o concorrente pode falar.”

Bruno também lembra que não adianta dizer ao seu cliente que o seu produto é bom, de excelente qualidade ou qualquer coisa do tipo. É preciso que haja uma história, no caso por meio do storytelling, capaz de agregar valor ao serviço e fazer com que o seu cliente se interesse por ele. 

Exato. Como diz um amigo meu, o adjetivo é uma caixa vazia: “o produto é muito bom, tradicional, inovador”, qualquer um pode falar, mas uma história nem todo mundo pode contar.

Já entendeu como funciona o storytelling e como ele pode te ajudar? Por isso, não perca tempo e assista ao vídeo completo, no início deste artigo, para entender mais sobre o assunto. E não se esqueça: Empreenda, invista e mude sua vida!

Entrevista por Fernando Vitolo 

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior