Você precisa de um coach?

Você precisa de um coach? Está em dúvida se vale realmente a pena contratá-lo? Ainda não sabe quais são os resultados efetivos? O que faz um coach e qual o seu papel? Será que ele pode te ajudar ou é só uma conversa motivacional? Para responder a essas dúvidas, conversamos com o Sidnei Batista, que é coach e focado em desenvolvimentos de negócio e carreiras.  

Sobre o convidado

Sidnei é Coach de Negócios e Carreira, Especialista em Eneagrama, sócio na Távola do Saber, onde atua com programas de desenvolvimento pessoal e profissional. De acordo com a Revista Coach Brasil, Batista é um apreciador de bons livros, viagens e conversas agregadoras.

O que se entende por coaching?

Como bem lembrado por Sidnei, o coaching é um processo de aprendizagem. Em um mundo corporativo, cada vez mais especializado, é normal e necessário que profissionais necessitem de direcionamento e melhores formas de desempenhar um bom trabalho. Nos dias de hoje, por meio do processo de coaching, você pode ter um processo individualizado no seu negócio.

No meu caso, eu estou focado em negócios de carreira, estou falando de como elas podem desenvolver determinadas habilidades ou conhecimentos que vão ser importantes quando aplicados. Porque o coaching tem uma pegada muito prática de aplicação. O que eu quero aprender, preciso aprender e como eu aplico isso? Então, essas pessoas vão desenvolver esses conhecimentos e habilidades de quando aplicados no seu dia a dia, negócio, trabalho, quais são os resultados que elas estão buscando.

Quando uma pessoa precisa de um coach?

Na maioria das vezes, a falta de tempo é o principal fator que leva um profissional a procurar um coach. Em outras ocasiões, a necessidade surge porque o profissional não sabe desempenhar uma determinada atividade tão bem e, neste caso, precisa de alguém que guie esse processo. 

‘‘O coach vai ajudá-lo a aprender ou desenvolver aquela habilidade num tempo menor. Uma outra questão é a pessoa que já tentou fazer sozinha e percebe que não consegue. Simplesmente não consegue aprender sozinha. Então, para mim são esses 2 indicadores. A pessoa até consegue sozinha, mas ela precisa pôr em prática com mais velocidade, num tempo menor.”

Qual o processo de coaching?

O principal objetivo do processo de coaching é buscar o empoderamento do cliente. É por meio da sua autoconfiança que ele aprenderá a desenvolver os processos, com mais autonomia e segurança naquilo que ele está fazendo. Isso acontece porque, após o processo de treinamento, é necessário que ele permaneça mantendo as suas atividades desse mesmo modo. 

Então, vamos trabalhar essa disciplina, autoconsciência, autoconfiança, para que o cliente, por conta própria, possa realizar o que ele quer e precisa realizar. Um processo de coaching é um processo muito focado, a partir de uma metodologia”. 

Como acontece esse processo?

Primeiramente é importante lembrar que os resultados do processo de coaching ocorrem a longo prazo. Apesar do treinamento ser curto, a aplicação das aprendizagens deve ser mantida ao longo do tempo. Para Sidnei, um processo bem conduzido, concentrado e ministrado por um profissional de qualidade, visando as causas dos problemas enfrentados pelo cliente, é capaz de mudar atitudes, pensamentos e aprimorar o trabalho como um todo.

Então, muitas vezes, existe até um “mindset”, um modelo mental que está influenciando, sem que a pessoa consiga realizá-lo. Vamos fazer um processo de coaching e o tema do processo vai ser gestão do tempo. O que não é prioridade pode ficar para depois. ” 

Como podemos mudar a perspectiva de uma pessoa por meio do coaching?

A primeira atitude a ser tomada é acreditar que o seu comportamento frente às dificuldades podem ser transformados. Há muitos problemas como desorganização, falta de autonomia, confiança e questões de várias ordens comportamentais que podem acabar influenciando negativamente a vida de muitas pessoas. 

“Existe uma frase do Henry Ford –  “Se você acredita que você pode, ou que você não pode, de qualquer maneira você está certo”. Ou seja, se o sujeito acha que ele não é um investidor e que não é para ele, ele está certo… É mesmo caso do cara que fala: – Ah, mas eu não consigo, eu não me vejo investindo.”

Deu para perceber a importância de um coach para a sua vida pessoal e profissional? Não perca tempo e assista ao vídeo completo, no início deste artigo, para entender mais sobre o assunto.

Entrevista por Fernando Vitolo 

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior