Como criar um programa de rádio?
Confira essa live super bacana com os convidados Michelle Gomes e Fábio Zamana, apresentadores do programa Fique por Dentro da Rádio Trans Mundial. Caso queira entender um pouco mais sobre alguns pontos importantes discutidos na live, basta ler o nosso artigo abaixo, que conta com 6 dicas para criar um programa de rádio.
Conheça nossos convidados
Michelle Gomes é produtora da Rádio Trans Mundial desde 2019 e apresentadora do programa Fique por Dentro, juntamente com Fábio Zamana. Michelle tem experiência com reportagens sobre assuntos de cunho social e também já atuou na área televisiva.
Outro convidado que participa da nossa live é o jornalista Fábio Zamana. Ele trabalha com rádio desde seus 15 anos de idade e é apaixonado por rádio e televisão.
Atualmente é locutor e apresentador de programas da Rádio Trans Mundial.
Dica 1 – Identifique muito bem o seu público e o seu conteúdo
A apresentadora Michelle inicia a nossa live com a primeira dica para quem deseja criar um programa de rádio. Para ela, é fundamental que se pense qual será o público do seu programa, quanto tempo terá, e qual linguagem será usada para atingir essas pessoas. Fábio complementa que a parte técnica também deve ser pensada: como vinhetas, músicas de fundo (BG – Background), captação de áudio, edições e demais aspectos da sonoplastia.
Além disso, é importante enfatizar que o conteúdo do seu programa de rádio deve ser muito bem pensado e analisado, antes mesmo de começar a produção, que é o nosso segundo passo. Nesse caso, você deve ter em mente sobre quais assuntos irá tratar: esporte, cultura, música, política, economia ou todos eles? Desse modo, é possível atingir seu público-alvo de maneira assertiva e corresponder aos interesses da audiência.
Dica 2 – Organize o seu conteúdo
Após a parte de pesquisa, que citamos acima, agora é o momento da parte prática. Ou seja, em um primeiro momento, você deverá realizar uma reunião de pauta para definir os temas que serão tratados naquele programa. Para quem não conhece o significado, uma pauta é um termo técnico que utilizamos para nos referir a um determinado tema.
Por exemplo, se seu programa trata de economia, “a queda na arrecadação de impostos da sua cidade” pode ser considerada uma pauta. Nela, você definirá todos os detalhes do seu conteúdo: quem será o seu entrevistado? Onde ocorrerá a entrevista? Como será o roteiro do seu programa? Dentre várias outras informações.
Dica 3 – Tenha em mente que a rádio pode ser ao vivo ou gravada
Como mencionado pelos convidados, os programas de rádio podem ser ao vivo ou gravado. Tudo vai depender do seu público e do tamanho da sua equipe. Uma rádio ao vivo, com certeza, demandará um número maior de pessoas envolvidas para levar o programa ao ar todos os dias, tanto por fatores técnicos, como também pelas pessoas que fariam parte dele, como os entrevistados.
Há quem prefira a rádio ao vivo pelo fato da instantaneidade, ou seja, acontece no mesmo instante em que o ouvinte a escuta. Por isso, é possível participar dos programas, ter acesso a notícias no momento em que elas acontecem, receber comunicados que são urgentes, dentre outras questões.
Já a rádio gravada também contribui bastante para aquelas pessoas que têm uma rotina apertada, não tem muito tempo para ouvir programas ao vivo ou que preferem ter acesso a eles no momento em que estiverem descansando do trabalho, por exemplo. É possível também salvar e compartilhar um programa com outras pessoas, para que elas possam ouvir mais tarde.
Dica 4 – Saiba que imprevistos fazem parte de um programa ao vivo
É normal que em um programa de rádio ao vivo aconteçam imprevistos. Isso pode ocorrer devido a fatores técnicos. Mas a grande questão é ser transparente com o ouvinte: você deve agir com naturalidade e, quando possível e necessário, explicar ao seu público o ocorrido.
Fábio lembra que uma crise de riso já fez parte de um dos seus programas ao vivo e Michelle completa que, para suavizar o acontecimento com tranquilidade, é possível acionar as músicas de fundo, de modo que o ouvinte não foque no acontecimento em si, mas entenda o ocorrido espontaneamente.
Dica 5 – Dê limite ao seu ouvinte
Na live, perguntei ao Fábio como devemos lidar com os ouvintes. Muitas vezes, pode acontecer de o ouvinte abusar do espaço cedido ou fazer algum questionamento individual. O mesmo pode acontecer também com o entrevistado. Com base nisso, Fábio lembra que devemos estabelecer um limite com o seu ouvinte, sem perder o respeito, mas mantendo a seriedade que o programa exige.
Além disso, Michelle lembra que devemos conversar com o entrevistado, antes de sua entrevista ocorrer, para que a gente feche um acordo sobre os assuntos que serão tratados e o tempo que será disponibilizado.
Dica 6 – Busque se adaptar às novas tecnologias
Os entrevistados lembram que atualmente temos várias alternativas técnicas para fazer um bom programa de rádio. Antigamente, tudo era muito mais limitado e muitos recursos não eram democratizados a todos na sociedade. Por isso, Fábio e Michelle reforçam a necessidade de sempre se atualizar para que você traga à sua audiência, cada vez mais, novos produtos e conteúdos.
Restou dúvidas? Assista à nossa live, onde contamos detalhe por detalhe de cada dica citada aqui.
Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior