Sensor e fator de corte

Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a página e aproveitar essa grande oportunidade. 

Qual a função do sensor de uma câmera? E qual a diferença entre um sensor “full frame” e “cropado”. Nesta sexta aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto. No vídeo da aula, também é possível encontrar mais informações acerca desse mesmo tema.

QUAL A FUNÇÃO DE UM SENSOR?

A finalidade do sensor de uma câmera fotográfica é fazer o registro da nossa luz (auxiliando no processamento da nossa fotografia) e armazená-la no cartão de memória do aparelho. 

O QUE É UM SENSOR “FULL FRAME”?

Toda câmera apresenta um sensor de com características diferentes. No caso do sensor “full frame”, ele tem a característica de simular um filme de 35mm, muito utilizado no ramo da fotografia e do cinema. 

E O SENSOR “CROPADO”? 

O sensor “cropado” é menor que o “full frame”. Por essa razão, o tamanho do quadro fotografado será menor e, consequentemente, a entrada de luz será reduzida. Porém, nada interfere na quantidade de megapixel existente na câmera. Dois aparelhos podem ter sensores de tamanhos diferentes, mas possuírem o mesmo número de megapixels, por exemplo.

O QUE É FATOR DE CORTE? 

Tratando-se de algo um pouco mais técnico, o fator de corte é descrito assim pelo portal TechTudo

“O fator de corte é utilizado para saber qual será o corte de uma imagem em uma câmera com determinadas lentes. No dia a dia, é mais fácil visualizar isso intuitivamente, mas existe um cálculo que pode ser feito para ajudar na hora de comprar lentes para a sua câmera.

Com um sensor menor, a distância focal entre as lentes fica maior e é com base nessa mudança de distância focal que chegamos ao fator de corte. Por exemplo: um sensor APS-C de 22 x 15 mm faz com que uma lente 31 mm tenha o mesmo efeito que uma lente de 50mm em uma câmera full frame. Basta dividir 50 por 31 para chegar ao fator de corte da câmera, que é 1,6.”

TRÊS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Quanto maior o sensor de uma câmera:

  • maior será a entrada de luz.
  • menor será a granulação, sobretudo ao utilizar ISO alto.
  • menor a profundidade de campo.

Nos próximos vídeos, veremos detalhadamente cada um destes tópicos. Não deixe de conferir e se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. Fique sempre por dentro das novidades!

Aula e conteúdo por Fernando Vitolo 

Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior