Composição, enquadramento e ângulos

Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a página e aproveitar essa grande oportunidade. 

Até aqui já falamos bastante sobre vários elementos que compõem uma fotografia, não é verdade? Mas sabe do que se trata a composição e o enquadramento de uma foto? E os ângulos? Como eles podem deixar suas fotos mais interessantes? Nesta décima sexta aula do nosso curso de fotografia, vamos conversar justamente sobre esse assunto. Na vídeo-aula, também é possível encontrar mais informações acerca desse mesmo tema.

PENSE A COMPOSIÇÃO DA SUA FOTO

Como mencionamos na nossa terceira aula deste curso, a composição é um dos elementos mais importantes para tirarmos uma boa fotografia. 

“Além de construir uma narrativa, o cenário também faz parte da composição de uma fotografia. Necessariamente, não significa que todos os elementos presentes na imagem sejam considerados bonitos ou feitos, bons ou ruins. Tudo vai depender do que você mostrar, o que você quer que sobressaia ou não na imagem.”

Além disso, ao compormos a nossa fotografia, não podemos pensar apenas no nosso assunto principal, mas em todos os elementos que fazem parte da nossa foto. É preciso, portanto, observar tudo o que há de secundário no conteúdo da imagem e aproveitar ao máximo todo o quadro. 

Imagine, por exemplo, que você vá à praia e queira fotografar um coqueiro que tenha lhe chamado a atenção. Muitas pessoas simplesmente enquadrariam o coqueiro, dando foco apenas a ele. Outras deslocariam o coqueiro para a direita e aproveitariam o mar como parte do seu quadro. Com certeza, a fotografia teria um outro sentido e uma outra estética. Tente fazer isso com suas fotos e perceba a diferença!

DEVO SEMPRE EVITAR A CENTRALIZAÇÃO PARA UM BOM ENQUADRAMENTO?

Você sempre deverá evitar a centralização do conteúdo principal da sua imagem, a menos que a sua intenção seja realmente essa, ou exista uma certa necessidade para tal. Caso contrário, sempre busque descolar o assunto principal da sua fotografia e pensar na composição da sua foto, explicada anteriormente.   

“A falta de centralização nas imagens permite explorar pequenos detalhes e dá um caminho para o sentido de leitura da fotografia. Porém, muitas fotos podem ser centralizadas e dar ênfase ao assunto principal”.

ESCOLHA O MELHOR SENTIDO DE LEITURA DA SUA IMAGEM

O sentido de leitura de uma imagem está relacionado com o modo de leitura de quem a visualiza. Isto é, no ocidente, como explicado na nossa videoaula, as pessoas leem da esquerda para a direita. Já no oriente, o modo de leitura é da direita para a esquerda. 

A partir disso, não é difícil entender que o sentido de leitura da nossa imagem impactará na interpretação da informação transmitida por uma imagem. O primeiro e último ponto a serem vistos pelo observador causarão um determinado sentido. Para entender melhor, na aula, são apresentadas algumas fotografias que explicam detalhadamente essa questão.    

UTILIZE A REGRA DOS TERÇOS 

A regra dos terços trata-se de uma técnica bastante utilizada por fotógrafos. Basicamente, a fotografia é dividida em 9 quadrados, onde são traçadas 2 linhas horizontais e 2 verticais. Com isso, podemos posicionar o nosso elemento principal no cruzamento dessas linhas ou em alguns dos seus quadrados laterais e horizontais. A principal intenção é deslocar o assunto principal, dando a possibilidade de uma melhor composição e enquadramento.

Por fim, também recomendamos variar os ângulos escolhidos para a sua foto. Por exemplo, caso a intenção seja dar uma ideia de grandeza, é interessante fotografar o seu assunto principal de baixo para cima. Já se a intenção é evidenciar pequenez ou reforçar esse sentido, basta buscar um ângulo mais acima do objeto ou da pessoa a ser fotografada. Comece a praticar e perceba como isso funciona! 

Gostou deste artigo? Para entender melhor sobre o assunto, assista ao vídeo desta aula quantas vezes forem necessárias e não esqueça de se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. Fique sempre por dentro das novidades!

Aula e conteúdo por Fernando Vitolo 

Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior