Como utilizar o Facebook para divulgar o seu negócio?

Você sabe quais são as funções disponíveis no Facebook para divulgar a sua empresa? Ainda não conhece? Então, no artigo de hoje, vamos conversar justamente sobre como o Facebook pode contribuir com o seu negócio. Assista ao vídeo abaixo, para ter acesso a todo o conteúdo da nossa conversa e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar ainda mais atualizado(a).

Antes de tudo, é preciso pensar no seu público-alvo

Mesmo que usemos todas as funções da rede social para gerar engajamento, alcance ou conversão de leads, antes disso, é necessário que definamos qual é o público-alvo da nossa empresa. Sem essa informação, será ainda mais difícil atingir quem realmente queremos com as nossas divulgações. Além disso, reconhecer qual é o seu público contribuirá para uma comunicação mais assertiva. 

Nesta matéria, em que falamos sobre marketing de conteúdo, será possível entender como ele funciona e quais produtos digitais podem ser criados para educar a sua audiência. Assim, a partir de vídeos, artigos, e-books e tantos outros materiais, você poderá chegar até os seus potenciais clientes e o Facebook, com certeza, será uma das melhores alternativas para isso.   

Utilize o seu perfil e a sua página do Facebook para promover a sua marca 

Para quem ainda se pergunta sobre utilizar um perfil pessoal ou profissional, a recomendação é que haja originalidade perante o cliente. Muitos consumidores preferem conversar diretamente com o prestador de serviços, sem burocracia ou conversas automatizadas, como muitas vezes acontece com as contas empresariais. 

Por isso, busque utilizar um perfil pessoal ou uma página para promover a sua marca. A junção de texto e imagem é um ótimo recurso para chamar a atenção da sua audiência. As imagens atraem a atenção dos internautas e os fazem sentir curiosos para acessar o conteúdo, que nesse caso seria o texto escrito. Com a conta pessoal, seus amigos e seguidores poderão compartilhar, comentar e curtir as suas publicações, chegando até outras pessoas que se encontram fora da sua rede de interação. 

O mais importante aqui é entender o Facebook como uma rede social de engajamento. Por meio dela, os usuários podem gerar comentários dos mais diversos: desde dúvidas sobre algum produto até elogios sobre o atendimento da empresa. Esteja também aberto a críticas. Quando surgirem, busque a forma mais profissional e respeitosa para lidar com elas.

Quais as vantagens de criar uma página, em vez de um perfil no Facebook?

Sugerimos a utilização de ambas as opções. Porém, a página te fornecerá opções que às vezes não são possíveis no perfil. Uma delas é a possibilidade de promover seus vídeos e outros conteúdos de modo patrocinado – uma opção que está centrada apenas nas páginas da rede social. 

Além disso, há a oportunidade de utilizar o Facebook Business para configurar anúncios destinados ao seu público-alvo, de modo segmentado. Justamente por essa razão, começamos esse artigo falando sobre a importância de definir a sua audiência, de acordo com a sua faixa-etária, localização, sexo, dentre outras informações.  

  

Como funciona o Facebook Business?

O Facebook Business trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de negócios na própria rede social. A partir dele, usuários podem definir públicos, criar catálogos, realizar posts, responder clientes e desenvolver anúncios tanto para o Facebook, quanto para outras redes sociais, como Whatsapp e Instagram. Dessa forma, diferente do perfil pessoal, a versão Business destina-se a páginas empresariais, cuja a intenção é relacionar-se com o cliente a partir das informações e técnicas do próprio Facebook.

Como criar uma conta no Facebook Business?

É muito tranquilo criar uma conta corporativa. Primeiramente, deve-se acessar o Business Pages e, logo após, clicar na opção “criar uma conta”. Em seguida, escolha a sua classificação, ou seja, qual o estilo do seu negócio. 

Dentre as opções, há “negócios locais ou locais”, que se referem a empresas comuns; “empresa, organização ou instituição”, que engloba pessoas jurídicas, devidamente legalizadas; “marca ou produto”, destinada à comunicação institucional; “artista, banda ou figura pública”, encarregada de gerenciar carreira de celebridades e artistas em geral, dentre várias outras.  

Depois disso, é preciso preencher os seus dados pessoais e empresariais. Além disso, você deverá escolher uma imagem de capa e outra para perfil, que deve seguir as recomendações de dimensão e qualidade. 

Quanto custa divulgar no Facebook Business? 

Isso dependerá da quantia que a empresa estiver disposta a investir. Há empresas que investem cinco reais em algumas campanhas, enquanto outras chegam a investir um valor de dez mil reais. Tudo vai depender de quantas pessoas se quer atingir, a duração da campanha e tantas outras opções possíveis. 

Porém, independente do valor, o Facebook Business é uma opção viável para quem deseja investir em anúncios pagos. A partir deles, será possível aumentar o engajamento dos usuários com a empresa, gerando mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas, sobretudo, essa ferramenta te ajuda a chegar até as pessoas certas. Basicamente, a rede utiliza de informações cedidas por internautas, filtrando-as e possibilitando às empresas atingir os clientes mais propensos a contratar aquele determinado serviço ou adquirir certo produto.

Gostou do nosso artigo de hoje? Assista ao vídeo contido neste artigo, para entender sobre como o Facebook pode continuar ainda mais para o seu empreendimento. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Entrevista por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior