Como usar o Instagram para a sua empresa?
Você sabe como utilizar o Instagram para divulgar a sua empresa e o seu negócio? E como essa rede social tem mudado a forma de vender e se relacionar com o público?. Assista ao vídeo abaixo, para ter acesso a todo o assunto e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado.
Qual a finalidade do Instagram?
A principal característica dessa rede social é a postagem de fotos e vídeos, tanto no feed (página principal de postagens) como nos stories (ferramenta que permite postar uma foto ou vídeo por até vinte e quatro horas, sendo excluídos automaticamente após esse tempo). Por meio do Instagram, os usuários podem seguir outras pessoas, curtir suas fotos, comentar e compartilhar. Com o uso de hashtags (#), ainda é possível aumentar o alcance de uma publicação para pessoas que não fazem parte do seu perfil.
A diferença do Instagram para outras redes sociais consiste realmente no seu foco audiovisual. Enquanto o Facebook está direcionado a publicações escritas e imagéticas e o Twitter a posts curtos e instantâneos, o Instagram funciona como uma galeria ou repositório de momentos. Obviamente, está longe de ser uma rede estagnada. Ao contrário disso, busca cada vez mais novidades, como filtros para suas fotos, possibilidade de realizar lives, fazer compras, dentre tantas outras atividades possíveis.
Por que utilizar o Instagram para minha empresa?
O Instagram trata-se de uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Para se ter uma ideia, já são mais de 813 milhões de usuários ativos, número que vem crescendo cada vez mais. Diariamente, a rede conta com a presença de 500 milhões de interações e 50 milhões de brasileiros utilizando a rede diariamente. Para quem é empreendedor, há uma informação importante: 15 milhões dessas contas são perfis comerciais. Por que, então, não aproveitar esse recurso digital para gerar mais leads?
Por que devo usar o Instagram para o meu negócio?
Como citamos acima, o Instagram nunca cai de moda e nem perde usuários. Na verdade, o número de novos adeptos cresce cada vez mais. É importante observar que a rede social está voltada mais para o público jovem, já que são a maioria das pessoas que utilizam a rede diariamente. Porém, é um espaço digital que conta com a presença de pessoas de diferentes perfis e idades.
Mas indo direto ao ponto, o Instagram nos possibilita duas vantagens: por pertencer ao Facebook, também é uma rede social com uma infinidade de recursos tanto estéticos, técnicos, quanto publicitários. Se o Facebook lidera em quantidade de dados, dos mais variados tipos, o Instagram também acaba se alimentando dessa fonte de informações.
Então, como utilizar o Instagram para impulsionar o meu negócio?
Em termos gerais, o Instagram é uma rede social que preza pelo backstage (ou seja, tudo o que acontece fora dos bastidores, que tem a ver com o seu dia a dia, com a sua vida, com o que você está fazendo naquele momento). Por isso, é importante que a imagem da empresa apresentada no Instagram, seja o mais próxima possível do público, buscando por sinceridade e humanização das relações.
Além disso, como citamos, vídeos e fotos são os recursos principais da rede. Sabendo disso, podemos criar conteúdo de qualidade e promover novos produtos e serviços a partir dessas mídias. Elas contribuem para exibições mais criativas, rápidas e que conseguem prender a atenção da sua audiência em poucos segundos.
Quais as vantagens de utilizar o Instagram para divulgar o negócio ?
Existem alguns benefícios que precisamos especificar. O primeiro deles é a imensa base de dados do Facebook, como já conversamos. Além do mais, o Instagram também permite acesso a uma base de seguidores cada vez maior. Em relação ao uso da rede no Brasil, trata-se do segundo país no mundo em número de usuários, chegando a aproximadamente 35 milhões.
Com o uso das hashtags, tanto no feed quanto no story, os seus conteúdos podem chegar a outras pessoas, que às vezes nem conhecem o seu perfil. Isso é importante para se fazer presente na rede e interagir com potenciais clientes que, à frente, poderão te procurar para realizar algum trabalho ou contratar algum serviço da sua empresa.
Gostou do nosso artigo de hoje? Não perca tempo e comece a utilizar o Instagram para promover o seu negócio. Assista ao vídeo contido neste artigo, para entender melhor sobre a rede social. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior