Como ensinar música para crianças?

Você sabe quais os benefícios do ensino musical para crianças? Existe uma idade ideal para começar a aprender música? Quais são os primeiros passos para aprender a tocar um instrumento? Neste post, conversaremos com André Peloso, que é músico e educador. 

Por isso, para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado.

Conheça o convidado 

Como já mencionamos, André Peloso é músico e educador musical. Ele fez estudos de guitarra e violão em um Instituto musical paulista e concluiu o bacharelado e licenciatura em música. André diz ter participado de orquestras, por exemplo, e em projetos como o Jovem Tom Jobim. Ele também já cantou na noite.

André se interessou pelo ensino da música durante o seu próprio curso de licenciatura, quando estudou metodologia, educação formal e educação musical. A partir disso, ele começou a se interessar pelo efeito da formação musical como instrumento de desenvolvimento da criança, em vários aspectos de sua vida.

Qual a importância de estudar música ainda criança?

Como o músico fala, tudo surge do interesse pessoal em aprender uma nova habilidade, seja uma música, uma língua ou qualquer outra área. Mas foi a partir do seu filho Daniel, de sete anos, que André descobriu o universo infantil da música, por meio de pesquisas sobre o desenvolvimento da criança, como já foi mencionado.

Segundo ele, o aprendizado musical contribui, de forma muito evidente, para fatores mentais, físicos, psíquicos, motores e cerebrais. Além disso, o acesso à música desde a infância também pode possibilitar uma maior chance de a criança ser criativa e ter facilidade para aprender coisas novas .

André, por exemplo, sempre gostou dessa área criativa e artística, desde sua infância. Ele também já deu aula de instrumento, a saber: guitarra, baixo, bateria e até mesmo de coral para pessoas de 8 a 80 anos.

Existe idade ideal para começar estudar música?

O Professor lembra  que não existe uma regra, ou seja, não existe uma idade correta para que uma pessoa comece, por exemplo, a tocar violão, piano e até mesmo a se especializar no campo musical. Ele até citou alguns artistas que começaram a tocar um instrumento ou compor alguma música na vida adulta e que hoje são tidos como os melhores profissionais da área.

No entanto, para ele, é importante que uma pessoa comece a aprender música desde a infância, como entre 9 e 11 anos. Isso porque, nesta fase da vida, é possível inserir na criança alguns elementos, conceitos e saberes músicas que serão bastante importantes ao longo de sua vida. De algum modo, isso contribui para que essa criança futuramente tenha um bom conhecimento e desempenho musical.

Como ele cita, o aprendizado nesta área também é um processo, da mesma forma como acontece na aprendizagem de uma língua. É a partir da vivência, de pouco a pouco, que a música vai fazendo parte da vida dela e se torna habitual. Além disso, vale ressaltar que a música é subjetiva e o professor tem que levar isso em conta para que cada criança, adulto ou idoso aprenda com qualidade e entusiasmo.

E aí? O que achou da Nova Economia? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Entre agora em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior