Qual a importância da música nas produções audiovisuais?
Você sabe qual é a importância da música para a produção de filmes, séries e tantos outros produtos audiovisuais? Como uma boa trilha sonora pode impactar o telespectador? Pensando em responder a essas perguntas, conversamos com o Maestro Rafael Righini que tem ampla experiência na área artística e acadêmica.
Para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado.
Conheça o convidado
O Prof. Dr. Rafael Roso Righini é Doutor em Comunicações (2001) pela USP-Universidade de São Paulo (ECA-Escola de Comunicações e Artes) e possui Mestrado Em Artes (1991), também pela USP. O Maestro Rafael Righini é Bacharel em Composição e Regência pela UNICAMP e Bacharel em Música pela FASM-Faculdade Santa Marcelina.
Ele também cursou Aperfeiçoamento em Composição, Arranjos e Regência no Conservatoire de Musique de Genève (Suíça). Atualmente é professor na FAAP, nos cursos de Cinema, Rádio e TV, Animação e Produção Cultural. Além da vida acadêmica, o Maestro e Professor Doutor Rafael Righini atua no mercado profissional como Diretor Musical, Produtor Musical e Produtor Cultural em Televisão, Publicidade, Rádio, Cinema e Teatro Musical. No presente momento, Rafael Righini cursa o seu Pós-Doutorado na UNIP – Universidade Paulista.
O maestro conta que vem de uma família de artistas, cujo pai foi cantor de ópera no teatro Municipal de São Paulo, e a mãe tocava violão e era uma artista plástica. Naturalmente, ele e seus irmãos acabaram indo para o campo artístico ou sentindo interesse pelas artes.
Afinal, qual a importância da música para as produções audiovisuais?
O Maestro Rafael Righini conta que há pouco tempo terminou um pós-doutorado – um estágio de estudo e pesquisa feito por um portador do título de doutor – em que defendeu que a música não está nas produções como enfeite, mas se trata de uma outra dimensão do produto audiovisual.
Ou seja, assim como ao assistir a um filme, você consegue ver a imagem, a percepção sonora também está presente no produto audiovisual e confere sentido à produção como um todo. Desse modo, a música é um dos elementos da narrativa, justamente porque ajuda a contar histórias e transmitir emoções.
É a trilha sonora que repassa ao telespectador sentimentos como alegria, medo, apreensão, furor, além do ritmo da trama. Righini também cita a importância do silêncio para a produção audiovisual, que deve ser muito bem pensado e aplicado à produção.
Quais outros efeitos da sonoridade?
Ele também cita a importância dos sinais sonoros, como o sinal sonoro do “Plantão da Globo” que prenuncia alguma notícia urgente, como um acidente, uma morte ou algum assunto político. Os espectadores brasileiros já estão acostumados a escutar esse sinal sonoro e a se prepararem para a notícia que está por vir.
Outro exemplo igualmente importante é o “Plim-plim” da mesma emissora, que foi pensado como um marcador sonoro de alerta aos telespectadores desatentos. Percebeu-se que muitos deles acabavam indo para algum cômodo da casa no intervalo de alguma exibição e, nesse meio tempo, eles frequentemente se esqueciam de retornar ao ambiente quando a sessão retomava.
Qual o processo de planejamento de uma trilha sonora?
O maestro conta que todo o processo começa no roteiro. Esse seria o ponto de partida para a produção de uma trilha sonora, já que todas as informações sobre a obra estariam descritas no documento.
Em seguida, segundo Rafael Righini, viria a parte do detalhamento em conjunto com a direção do produto em desenvolvimento. Ele também cita que, em certos contextos, o roteirista possui mais liberdade e confiança para criar a trilha sonora.
Gostou de conhecer a importância da música para os produtos audiovisuais? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Entre agora em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo.
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior