Como trabalhar com impressão 3D?

Você quer conhecer quais são os passos para trabalhar com a impressão 3D? E em quais áreas desse ramo você pode atuar? Para que você entenda mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo. A nossa conversa de hoje será com Raul Tabajara, que é artista 3D e professor com muitos anos de experiência nesse ramo. 

Para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado.

Conheça o nosso convidado!

Raul Tabajara trabalha com Arte e Design há mais de 20 anos. Ele desenvolveu uma Carreira Multidisciplinar, produzindo arte do estilo Realista ao Cartoon, criando novos estilos para suprir as mais variadas demandas artísticas para Animações, Comerciais de TV e Jogos Digitais.

O artista também é fundador da empresa de jogos Carranca Games, onde conquistou alguns reconhecimentos nacionais e internacionais. Além de seu ofício principal, Tabajara é professor de arte por vocação, por mais de 10 anos. Ele já lecionou em diversas escolas de cursos livres em São Paulo, o que lhe rendeu habilidades em gestão de pessoas e o levou a alcançar cargos de liderança em diversos projetos.

Afinal, o que é a impressão 3D?

A impressão convencional de papel ainda é muito recorrente no nosso dia, não é verdade? Com ela, podemos imprimir textos da escola, aquelas fotos que tiramos com amigos e até mesmo gravuras para coleção. Mas você já teve acesso a um tipo específico de impressora que produz produtos de verdade, como abajures, bonecos, brinquedos, peças, dentre tantos outros objetos? Pois é, essa é a função da impressora 3D.

Tecnicamente, podemos dizer que a Impressão 3D, também chamada de prototipagem rápida, é uma tecnologia de fabricação aditiva que produz um modelo tridimensional por meio de sucessivas camadas de material, normalmente sendo o plástico.

Achou difícil de entender? Então, vamos explicar isso de modo mais simples. Raul nos dá um exemplo de como realiza o seu trabalho na impressora 3D. Primeiramente, ele escolhe uma imagem que será utilizada na modelagem 3D, a ser feita em um programa de computador. Por fim, é gerado um arquivo digital, que será enviado para a máquina de impressão, produzindo o objeto desejado. 

Desse modo, podem ser produzidos bonecos de plástico com características similares àqueles encontrados em uma loja de brinquedos ou de artigos. A única diferença positiva entre eles e que devemos levar em conta, ao se pensar nos produtos fabricados em impressora 3D, é a alta possibilidade de customização sobre o objeto que ela produz. Com ele, temos liberdade para fazer inúmeras alterações!

Qual o processo da impressão 3D?

O artista explica que o processo de impressão 3D segue as seguintes etapas. A primeira delas acontece quando a impressora monta um objeto tridimensional e realiza vários cortes transversais. Em seguida, a máquina arquiva algumas silhuetas desse objeto e segue depositando camadas de produto, uma sobre a outra. 

Tratando da característica do objeto, ele pode ser tanto oco quanto totalmente sólido, isto é, preenchido. Porém, deve ser levado em consideração o custo do insumo a ser utilizado na sua fabricação, uma vez que quanto mais você gastar com insumos, mais caro será o seu produto.

Além disso, você deve estar se perguntando como a impressora consegue produzir um objeto na vertical sem que as partes deste produto caiam. Existe algum suporte que ajude a sustentar a estrutura destes objetos? Bem, a resposta para essa pergunta é bastante interessante, já que a própria impressora produz hastes de sustentação ao mesmo tempo em que o objeto é fabricado. No vídeo no começo deste artigo, você pode observar como isso acontece na prática. Muito legal, não acha?

Quais as áreas existentes para quem deseja atuar no mercado de impressão 3D?

Realmente existem diversas áreas de atuação nesse setor, mas o artista alerta: há três segmentos básicos para uma produção 3D de qualidade. São elas: 

  1. O trabalho do impressor: consiste em tomar conta da impressora e realizar os processos técnicos durante a fabricação do produto, observando a temperatura ideal para sua produção, o melhor tipo de material a ser utilizado e a melhor posição do que está sendo fabricado pela máquina. 
  1. Artista 3D: sua função é modelar o objeto 3D no computador, utilizando-se de programas de ilustração e outros da área de design, e gerar o arquivo digital para ser impresso. Essa é a atividade realizada por Raul, por exemplo.
  1. Artista plástico: entendida como uma etapa muito importante, o acabamento do objeto deve ser realizado por um artista plástico que está diretamente relacionado com as atividades de um artesão. Esse profissional irá pintar, lixar e fazer todo o acabamento necessário no produto que foi impresso.

Gostou de saber como funciona a impressora 3D? É uma área fantástica e criativa de atuação profissional, não é mesmo? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, não perca tempo, entre logo em contato com a Younik e conheça também os nossos trabalhos. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo.          

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior