Quando e onde utilizar o storytelling?

O que é storytelling? Onde posso usar essa estratégia? Quais as vantagens? Neste artigo, veremos informações relevantes sobre a técnica, com a especialista em storytelling para pequenas e médias empresas, Anna Laura Neumann.  Confira! 

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Afinal, você sabe o que é o storytelling?

As maiores empresas do mundo já sabem que a arte de contar histórias é uma das maneiras mais efetivas de conquistar o coração dos clientes. E é realmente essa a intenção do storytelling: criar relações, comover, gerar empatia e interesse. 

Quando observamos a agilidade exigida no mundo corporativo, em que o principal objetivo é chamar a atenção dos clientes, a gente percebe que as histórias têm um imenso poder de impactar as pessoas e engajá-las junto ao propósito da empresa. Logo, podemos descrever o storytelling como uma ferramenta que se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa.

Qual a relação entre o marketing de conteúdo e o storytelling? 

Bom. Como já sabemos, no meio digital, podemos citar conteúdos nos mais diferentes formatos, seja textos, imagens, infográficos, gráficos, e-books, podcasts, livros, vídeos e tantos outros. Desse modo, o objetivo da produção de conteúdos relevantes é auxiliar no processo de compra e atração de potenciais clientes. 

Hoje em dia, a gente constantemente tem acesso a produtos que tenham como ferramenta o storytelling. Por exemplo, uma determinada empresa conta a sua história por meio de um livro bibliográfico, relatando desde o início do empreendimento até os dias atuais. Percebe como essa ideia é realmente interessante e como esse produto pode alavancar a imagem da empresa? 

Mas o storytelling não serve apenas para empresas. Há pessoas físicas que também se servem das técnicas dessa ferramenta para contar outras histórias, para escrever uma reportagem, para explicar um tema complexo e muitas outras finalidades. 

Uma dica bastante interessante para quem curte histórias de pessoas e de empresas é o TedTalks, que são nada mais nada menos do que apresentações em um curto período de tempo, onde são narradas histórias de vida e de sucesso, utilizando do storytelling para a criação do conteúdo. Por isso, não perca tempo e conheça na prática como funciona a ferramenta.

Quais as vantagens do storytelling para as empresas? 

As estratégias são inúmeras e muito diversas. Mas a grande questão aqui é que o principal objetivo do storytelling para as corporações é compartilhar histórias tanto de funcionários, como da própria empresa. Além disso, veja outras vantagens: 

  • Repercutir histórias na mídia 
  • Criar relações empáticas 
  • Mostrar o diferencial das empresas
  • Lançar produtos e serviços 
  • Fortalecer as estratégias de marketing de conteúdo 
  • Gerar valor e reconhecimento de marca 
  • Produzir conteúdo para diferentes meios tecnológicos 
  • Melhorar a autoestima e autoconfiança das corporações 
  • Tornar os clientes parte do processo 

Onde utilizar o storytelling? 

O storytelling, além de ser utilizado nos meios que já mencionamos neste artigo, também pode se tornar uma boa ferramenta para gestão de marca no mercado B2B. Neste sentido, buscamos evidenciar algumas vantagens para as empresas mostrando que todo o trabalho é realizado lado a lado entre as corporações, publicando o dia a dia dos profissionais e gerando emoção nos clientes. 

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, não perca tempo, entre logo em contato com a Younik e conheça também os nossos trabalhos. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo.          

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior