Como se relacionar com a imprensa?
Qual a melhor forma de se relacionar com a imprensa? Como ser convidado para entrevistas e se tornar pauta de uma matéria jornalística, por exemplo? Para entender mais sobre o assunto, te convidamos para conferir este artigo completo, feito exclusivamente para você. Tenha uma boa leitura!
Todo jornalista está acostumado a receber dezenas ou até centenas de e-mail todos os dias, ainda mais se trabalha em uma assessoria de imprensa, por exemplo. Mas o que muita gente fora da profissão não sabe é que há diversas formas de emplacar uma pauta nos jornais, revistas, na TV ou em outras mídias, desde que alguns fatores cruciais sejam levados em consideração.
Abaixo, descubra os pontos mais importantes para quem quer manter um bom relacionamento com a imprensa. Vamos lá!
Conheça bem o trabalho do jornalista e do comunicador
Parece ser uma dica muito simples, mas a verdade é que muitas pessoas ainda não conhecem o verdadeiro trabalho do jornalista e nem mesmo sabem a diversidade de áreas existentes na profissão. Neste caso, quando se trata de relacionamento com a imprensa, todos os tipos de jornalistas importam: repórteres, assessores de imprensa, assessor de comunicação, redator, pauteiros (atualmente, é um tipo mais escasso de profissional), dentre vários outros.
Os assessores de imprensa, por exemplo, são os que mais devem ser sondados quando tratamos de mídia. Eles estão em constante contato com outros jornalistas que trabalham em veículos impressos e digitais e que, uma hora ou outra, necessitam de pautas para suas matérias. Por isso, faz-se importante pensar na assessoria de imprensa, já que é a área profissional que faz a ponte entre a empresa (ou o cliente) e os meios de comunicação.
Para simplificar, imagine a seguinte situação. Um museu de arte decide realizar uma exposição em suas galerias e, com o intuito de receber um grande número de pessoas, decide divulgar o evento na mídia. Mas, como fazer isso?
Uma boa alternativa é buscar por mídias regionais, como rádio, TV local ou qualquer outro meio de comunicação. Depois disso, o assessor de imprensa do museu deve criar um release (um resumo básico, mas bem objetivo sobre o evento e sua relevância) e enviá-lo para o jornalista responsável pela produção do programa. Essa é uma das formas que mais garantem uma possível publicação.
Conheça como funciona o processo de criação de uma notícia
Como bem sabem os jornalistas, nem tudo é notícia. Ou seja, nem tudo o que chega até a redação será publicado. Isso porque o conteúdo da matéria precisa ser relevante e tem que ser relevante, sobretudo, para a audiência do jornal ou da revista.
Por isso, sempre vale a pena pesquisar a linha editorial dos meios de comunicação. Saber qual tema é mais importante para determinada editoria, como eles gostam de cobrir, o que eles consideram mais importante para o leitor. Isso, de algum modo, vai contribuir para que você saiba gerar ou se tornar notícia na imprensa e para que você também possa redirecionar a pauta para que ela não seja desconsiderada.
Muitas vezes, o seu release será inutilizado, não porque o meio para o qual você enviou não fale sobre o assunto, mas porque ele é totalmente especialista e só trata de alguns tipos de assunto dentro daquela área. Imagine uma revista de economia, por exemplo. Falando assim, parece que qualquer assunto de economia seria divulgado pela revista, mas ela pode tratar apenas de economia digital, economia rural e tudo isso fará uma grande diferença para o que será ou não postado.
Mantenha frequência e presença no ambiente digital
Não é novidade para ninguém que a internet mudou a nossa forma de nos relacionar e também gerou transformações no mundo dos negócios. Neste último caso, percebemos que a imprensa também teve que se adaptar. Atualmente, temos acesso a inúmeros sites, de modo instantâneo, sobre diferentes assuntos e com uma audiência diversificada.
Por isso, é importante que você, enquanto profissional, ou a sua empresa, também se faça presente no mundo digital. É importante ter a sua página profissional para lidar com clientes e também com possíveis convites de jornalistas e outros profissionais da imprensa.
Então, lembramos sempre de manter um ritmo constante de publicações, interações e participação nas redes sociais. Lembre-se que manter contato e alimentar essas relações são um dos objetivos do media training, que está diretamente relacionado com a próxima recomendação
Aumente o seu networking
Quando falamos de relacionamentos, já estamos falando de networking, porém de um modo mais amplo e de caráter profissional. No caso de se relacionar diretamente com a mídia, o networking é a chave do negócio.
Tanto jornalistas, como as pessoas que desejam estar em proximidade com a mídia, necessitam a todo momento estreitar novos laços profissionais. Isso porque no jornalismo, por exemplo, os profissionais precisam de constante contato com outros da mesma área.
Entre os jornalistas, há sempre indicação de fonte, sobretudo as fontes mais especializadas em um determinado assunto. Eles também estão sempre fazendo trabalho em conjunto, buscando por pautas novas e criativas, dentre tantas outras formas de contribuição.
Busque ser autoridade em um assunto
Cada vez mais a imprensa está buscando profissionais especialistas em uma determinada área. De certa forma, isso se deve às complexidades das matérias e da profundidade que alguns temas exigem. Quando se trata de economia, por exemplo, não é qualquer pessoa que pode abranger detalhadamente e com rigor sobre o assunto. Normalmente, nesses casos, são procurados economistas, administradores, empresários, analistas econômicos, ministros, professores universitários, dentre várias outras fontes.
Além disso, sendo autoridade em um assunto, você também se torna relevante para a sua audiência e isso contribui para a formação da sua imagem e da sua relevância profissional perante a mídia. Esperamos que você tenha gostado dos conteúdos e que eles tenham sido bastante úteis para a sua vida profissional. Para ter acesso a mais conteúdos, continue acessando frequentemente o site e compartilhe conhecimento e informação com outras pessoas interessadas no nosso tema.
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Conteúdo e revisão: Jornalista Heródoto Barbeiro e Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior