Francesco Matarazzo

Você sabe quem foi Francesco Matarazzo? No sexto episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre um dos mais notórios empresários italianos que construiu seu império no Brasil. O conteúdo está realmente imperdível. Confira! 

Assista  também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?! 

Afinal, quem foi Francesco Matarazzo? 

Radicado no Brasil, mas de origem italiana, Francisco Matarazzo nasceu em 1854 e faleceu em 1937. O empresário tornou-se reconhecido por criar um dos maiores complexos industriais da América Latina no início do século XX e, à época, era considerado uma das pessoas mais ricas do mundo.

Matarazzo nasceu em Castellabate, província italiana de Salerno e tinha pouco estudo. Por ser o mais velho de todos os seus irmãos, ele teve que assumir as finanças e o comércio agropecuário de sua família, quando o seu pai veio a falecer.

Somente em 1881, na fase final do Império do Brasil, Matarazzo tomou a decisão de voltar para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Na ocasião, o empresário adquiriu uma grande carga de banha de porco e despachou no país. Porém, o pior aconteceu: logo ao chegar em terras brasileiras, ele recebeu o aviso de que duas toneladas de banha haviam naufragado a bordo de uma barca na Baía da Guanabara.

Qual o contexto histórico da época de Matarazzo?

Durante o Império Brasileiro, nos seus anos finais, o Brasil passou a receber uma grande quantidade de italianos vindos do Norte da Itália, onde hoje se situa a cidade de Veneza.  

A região ainda conspirava com ideias fascistas, defendidas por Mussolini e seus seguidores, e de acordo com a história Matarazzo também era adepto dessas ideias. Tanto na Itália, quanto em outras partes do mundo, o fascismo recebeu correligionários. 

Ao chegar no Brasil, o empresário viu a agropecuária como um setor em potencial desenvolvimento. Com o  crescimento das cidades, sua intenção era focar na indústria alimentícia para a população das grandes cidades brasileiras. Em sua visão, fazia muito mais sentido que fosse criada uma indústria para abastecer as famílias brasileiras do que cada uma delas ter de plantar para o seu próprio cultivo. 

Qual a importância de Matarazzo para o Brasil?

Além de ser reconhecido como um dos maiores e mais influentes empresários da época, Matarazzo fez nome no setor econômico e cultural brasileiro. Ele foi um dos incentivadores e facilitadores da criação do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e no 4º centenário de São Paulo. 

Além disso, Matarazzo também contribuiu diretamente para o processo simultâneo da industrialização brasileira. Ao expandir seus negócios, ele possibilitou a criação de uma metalúrgica onde eram fabricadas latas para servir de embalagem, além de também desenvolver tecelagem de algodão para fabricar sacos e armazenar seus produtos.

O empresário também contribuiu diretamente para alguns eventos históricos ao redor do mundo. No ano de 1914, quando estava de férias no seu país de origem, deu-se início à primeira guerra mundial. Na época, ele chegou a se oferecer como ajudante no abastecimento de produtos para países como Itália e da França. Após a ocasião, Matarazzo recebeu o título hereditário de “conde”, como uma forma do rei italiano Vittorio Emmanuelle III.

Jeito Matarazzo de ser

De certo modo, Francesco Matarazzo era um homem bastante visionário. Segundo conta a história, existe uma episódio que explica parte de sua personalidade. Quando em viagem à Itália, Francesco encomendou a um alfaiate um terno para si, que perguntou qual a razão de pedir apenas uma peça, quando o filho dele havia encomendado sete na semana  anterior. 

A resposta do empresário foi a seguinte: “Ele tem pai rico, eu não”. Neste sentido, ainda existem empresas hoje que descendem do império Matarazzo e sua história é motivo de orgulho, estudos e homenagens na história empresarial do Brasil e na própria história do país em si.

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre Matarazzo, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior