TV Tupi
No décimo quinto episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre uma das TVs mais famosas do Brasil, a TV Tupi. Ela foi a primeira emissora de televisão do país e da América do Sul e pertencia aos Diários Associados, rede de empresas jornalísticas de Assis Chateaubriand. A Rede Tupi foi extinta em julho de 1980. Confira todo o conteúdo do podcast que está realmente imperdível.
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
Qual a história da TV Tupi?
A primeira emissora de televisão no Brasil, a TV Tupi, foi inaugurada há 70 anos, em 18 de setembro de 1950. No começo, os programas eram ao vivo e caracterizados pela improvisação, experimentação em linguagem, que era adaptada ao rádio e ao teatro.
Nessa época, o rádio era o principal meio eletrônico de informação e entretenimento dos brasileiros. O idealizador da TV brasileira foi Assis Chateaubriand (1892-1968), dono dos Diários Associados, um império de comunicação que incluía dezenas de jornais, revistas e rádios. Ele quem importou equipamentos e técnicos dos Estados Unidos e instalou duas antenas em São Paulo, uma no prédio do Banesp.
Qual era a audiência da TV Tupi?
Ao recorrer da década de 1950, a TV Tupi era o canal televisivo de maior audiência do Brasil, seguido pela RecordTV/TV Rio (Rede das Emissoras Unidas) e pela TV Paulista. Só a partir da década de 1960 que a TV perderia a liderança de audiência para a Record TV.
Posteriormente, o segundo lugar foi ocupado pela TV Excelsior, ficando em terceiro lugar na lista. Em 1972, havia 64 estações geradoras de televisão no país. A maioria delas se limitava a retransmitir a programação dos três grandes grupos geradores: Globo, Record e Tupi. Em 18 de julho de 1980, devido a problemas administrativos e financeiros, a Tupi saiu do ar com parte de suas concessões cassadas pelo Governo Federal.
Tupi x Ditadura Militar
A cassação da TV Tupi pelo governo militar ocorreu em julho de 1980. Os motivos são variados para cada uma das afiliadas. Logo, foram apontados problemas financeiros e administrativos, e dívidas com a Previdência Social, como justificativas principais. Quem assinou o documento foi o até então presidente Figueiredo, que extinguiu a primeira emissora de televisão da América Latina, do empresário Assis Chateaubriand, criador dos Diários Associados.
A concessão foi repartida entre Silvio Santos (SBT) e Adolfo Bloch (Manchete). O SBT deslanchou graças aos empreendimentos paralelos desenvolvidos com o apoio da TV, como a realização de concursos e jogos. A Manchete repetiu o destino da Tupi: apesar de ter tido algum sucesso em telenovelas e minisséries, como Pantanal e Dona Beija, acabou afogada em suas próprias deficiências administrativas, e se viu incapaz de enfrentar a Globo pelas fatias do mercado publicitário.
Quais os programas de renome da TV Tupi?
A TV Tupi apresentou várias novelas e vários programas humorísticos que eram febre na época. A TV Tupi, neste caso, era reconhecida como uma verdadeira escola. Em 20 de setembro de 1950, a emissora estreou o primeiro programa humorístico, chamado Rancho Alegre com participação de Mazzaropi. Aos poucos, outros programas ganharam forma: o primeiro telejornal, a primeira telenovela. Nos primeiros tempos, os atores, acostumados ao rádio, gritavam em cena, assustando os telespectadores.
Um dos programas mais famosos da TV Tupi foi o TV Vanguarda, que revelou em suas apresentações a primeira geração de atores, atrizes e diretores. Foram apresentadas peças, como Hamlet, de Shakespeare, e Crime e Castigo, de Dostoiévski. Alguns programas dos primeiros tempos da TV Tupi tornaram-se campeões de audiência e permanência no ar: Alô Doçura, Sítio do Picapau Amarelo, O Céu é o Limite, comandado por J. Silvestre, e o Clube dos Artistas (que existiu de 1952 a 1980) e o famoso telejornal Repórter Esso (que ficou dezoito anos no ar).
Além disso, a telenovela também foi uma invenção da TV Tupi, que as exibia em capítulos. Foi em 1951, na novela “Sua vida me pertence”, que Vida Alves deixou-se beijar pelo galã Walter Forster. No setor de jornalismo, a emissora repetiu na tela, o sucesso do Repórter Esso, que marcou época no rádio brasileiro a partir de 1941. Os locutores Heron Domingues e Gontijo Teodoro entravam no ar com as últimas noticias nacionais e internacionais ao som de um dos mais famosos prefixos musicais da história do rádio e televisão brasileiros. Outras produções bastante importantes foram:
- a novela Beto Rockfeller, de Bráulio Pedroso, revoluciona a linguagem da televisão. A partir da figura de um anti-herói, surge um novo estilo de interpretação, mais natural. A TV Tupi revela mais uma geração de talentos.
- O Clube do Capitão AZA, criado em 1966, onde clássicos do desenho animado como Speed Racer, e séries como Ultraman e Ultraseven foram apresentadas.Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a TV Tupi, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto BarbeiroMatéria escrita: Carlos Augusto Júnior