Caninha Tatuzinho e Cavalinho

Você se lembra da Caninha Tatuzinho e Cavalinho? Caso não se lembre das famosas propagandas, no décimo quarto episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre uma das bebidas mais famosas que uma empresa brasileira já produziu. O conteúdo está realmente imperdível. Confira! 

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Afinal, qual a história da D’Abronzo S.A? 

A D’Abronzo S.A. foi fundada em 1909 pelo imigrante italiano Paschoal D’Abronzo. No início das atividades, a indústria de Paschoal produzia apenas “xaropes, licores, refrigerantes e vinhos”. Logo após o ano de 1948, a empresa acabou se especializando na fabricação da aguardente que, desde então, criou o seu principal produto: a caninha Tatuzinho.

Ainda de acordo com o acervo de informações sobre a empresa na internet, que ainda é muito escasso, de 1909 a 1967, quando a empresa ainda pertencia à família D’Abronzo, a indústria atingiu o auge do seu sucesso, com estratégias de marketing  arrojadas. Logo depois, a Tatuzinho passou a apoiar programas de auditórios nas rádios e a divulgar sua marca na imprensa escrita e televisionada. 

Os D’Abronzo se fixaram inicialmente na cidade de Mombuca, localizada em SP e trabalharam como colonos nas lavouras de café e algodão. Logo após, rumaram para Piracicaba, instalando-se na Vila Rezende. 

Qual a história da aguardente Tatuzinho?

Antes de falarmos diretamente sobre a aguardente, é preciso observar o seu contexto histórico. Em 1910, Paschoal e dois irmãos fundaram na travessa Maria Maniero uma modesta fábrica de refrigerantes, xaropes, licores e vinagres. A expansão do negócio levou-o a sediar a empresa em instalações mais amplas, no nº 44 da avenida Dona Maria Elisa. 

Ao comprar uma moderna maquinaria europeia em meados do século, iniciaram a produção da aguardente Tatuzinho. A firma passou, então, a ser dirigida com a participação de dois sócios: o seu filho Humberto e o genro Jorge César de Vargas. Após a morte de Paschoal D’Abronzo, a firma converteu-se em Sociedade Anônima, sob o controle de Humberto e Jorge e de Rosa, viúva de Paschoal. Em 1969, ano do falecimento desta última, a Tatuzinho foi vendida a terceiros. 

Qual o marketing por trás da Caninha Tatuzinho?

Segundo dados divulgados em setembro de 2010 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça, a Caninha Tatuzinho era uma das quatro marcas mais consumidas no mercado brasileiro de cachaça. Ela detinha, na época, 7,2% do mercado, segundo estimativas apontadas pelo Instituto, embora o consumo interno vinha diminuindo num ritmo de 2 a 3% ao ano e a exportação tenha se estagnado nos últimos cinco anos.

Um fator interessante a se ponderar é que a Caninha Tatuzinho, produzida em Piracicaba entre os anos 40 e a década de 70, cultiva ainda uma extensa lembrança na mente do consumidor, principalmente pela maciça divulgação feita nos anos 60. Um dos bordões da empresa para quem não se lembra era “O melhor aperitivo nacional” ou do jingle veiculado nas rádios e tvs que cantava “Ai tatu, Tatuzinho, me abre a garrafa e me dá um pouquinho”?

O que fica na memória são os comerciais nas emissoras de rádio que eram bastante comuns. Como, na época, a TV ainda estava em desenvolvimento, o grande entretenimento das massas era o rádio. Os principais programas de auditório tinham o patrocínio da Tatuzinho. Isso na capital paulista, no Rio de Janeiro e no Paraná. O jingle “Me abre a garrafa” foi veiculado nas rádios e nas tvs por mais de cinco anos. Caiu no gosto público, assim como o aperitivo.

Nas principais rádios do interior paulista, a Tatuzinho também patrocinava os programas de auditório, as transmissões esportivas e os programas de futebol. A TV Record e a TV Tupi foram as principais propagadoras da marca Tatuzinho em todo o país. Conseguiu-se, também, após muita negociação, que o jornal “Gazeta Esportiva” aceitasse colocar abaixo de seu cabeçalho na primeira página o slogan “Tatuzinho – O Melhor Aperitivo Nacional”, algo inconcebível para a liberdade de imprensa.

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre as Caninha Tatuzinho e Cavalinho, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior