VASP
No décimo sexto episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre uma das famosas corporações de aviação comercial do Brasil, a VASP. O conteúdo está realmente imperdível. Confira!
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
Afinal, qual a história por trás da VASP?
A sigla VASP corresponde à empresa chamada Viação Aérea São Paulo, que foi fundada em 4 de novembro de 1933 por 72 empresários. A decisão em fundar a empresa surgiu com a intenção de dar mais investimento ao seu capital.
A partir disso, o empreendimento começou a funcionar de modo funcional, no dia 12 de novembro. Isto é, há exatamente 8 dias após a sua abertura.
Quais foram as primeiras criações da empresa?
O primeiro avião a ser criado pela empresa foi o “bimotor britânico Monospar”, quando se realizou um evento simples no Campo de Marte, em São Paulo. O momento teve o objetivo de celebrar essa importante invenção”.
De acordo com alguns historiadores, a aeronave tinha capacidade apenas para três passageiros. Ou seja, é um compartimento bem diferente no caso dos aviões atuais, que, geralmente, possibilitam que mais pessoas possam viajar.
O diferencial do avião com turbina é que esse compartimento funciona como um dispositivo rotativo responsável por converter parcialmente a energia interna de um fluido em energia mecânica. Isso geralmente acontece por meio de pás dispostas em um eixo rotativo em alta velocidade. Esse fluido pode ser um líquido, como a água por exemplo, ou um gás, como vapor, ar ou gás de combustão.
Quais foram as primeiras rotas traçadas pelos aviões da VASP?
As duas primeiras rotas efetivas pela Vast ocorreram no trecho São Paulo-Rio Preto, com escala em São Carlos e São Paulo-Uberaba. Normalmente, a escala ocorria em Ribeirão Preto. Para cada rota, os profissionais organizavam três voos todas as semanas.
O que acontece é que a empresa continuou crescendo, e os aviões não davam mais conta do recado, ou melhor, da demanda. A partir disso, a VASP comprou outra aeronave, a De Havilland Dragon, que tinha capacidade para dois tripulantes e oito passageiros e possuía mais de 5 metros de comprimento e 18 metros de envergadura.
Apesar de todo o sucesso, a VASP acabou contraindo muitas dívidas, e a empresa entrou em falência em 2005. Para entender mais detalhes sobre a empresa, basta assistir ao vídeo no começo deste artigo. Nele, Heródoto Barbeiro e Fernando Vitolo explicam detalhe por detalhe da empresa.
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre as General Electric, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior