CMTC

No vigésimo primeiro episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre a CMTC, uma das maiores empresas de Companhia Municipal de Transportes Coletivos brasileiras, criada no ano de 1946. Confira o conteúdo para conhecer um pouco mais sobre a história dessa empresa. O conteúdo está realmente imperdível. Boa leitura! 

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Qual a história por trás da sigla CMTC?

Para quem ainda não sabe, a CMTC, nome dado à Companhia Municipal de Transportes Coletivos, foi criada no ano de 1946, durante gestão do prefeito Abrahão Ribeiro, com a finalidade de organizar os transportes na cidade de São Paulo.

Foi no dia 1º de julho de 1947 que a empresa, finalmente assumiu os serviços de transporte, ficando responsável por aproximadamente 90% das linhas de ônibus municipais e os serviços de bondes deixados pela desinteressada Light And Power Co.

No começo, o sistema era realmente organizado, porém, com as primeiras aplicações o tumulto marcou todo o trabalho da CMTC. Na época, acabou resultando em um quebra de grandes proporções por conta do aumento de 100% nas tarifas, que veio a prejudicar milhares de passageiros e deixou os serviços de transportes sob clima de tensão.

Qual a importância da CMTC para o Brasil?

A verdade é que a CMTC veio a representar fortes avanços para o transporte coletivo não somente no Brasil, mas também em toda a América Latina. Segundo os portais que preservam a história da companhia, as delegações de todo o mundo visitavam suas garagens para aprenderem suas formas inovadoras de operação e manutenção.

Além disso, o que se pode notar é que a empresa também significou avanços para a indústria de ônibus no Brasil. A CMTC testava, até então, modelos inéditos que, se depois de aprovados pro ela, eram comprados com mais segurança pelos empresários particulares.

Quais eram as inovações da CMTC?

A CMTC, como poucos sabem, desenvolvia trólebus, veículos com combustíveis alternativos ao óleo diesel e construía seus próprios modelos. Sem sombras de dúvidas, a empresa era um referencial em transportes.

Porém, o final da CMTC acabou sendo bastante trágico. Não por causa de seus investimentos em tecnologia e inovações. Nem pelas suas linhas que tinham caráter social e serviram trajetos que não eram operados pelas empresas de ônibus.

Mas, o que podemos concluir, o insucesso da empresa foi justamente devido à péssima cultura no Brasil em pensar que dinheiro publico pode ser gasto de qualquer modo.  Até ser privatizada, em 1993, os ônibus e garagens, e em 1994, os trólebus, a CMTC foi palco de cabidões de emprego, mau uso dos recursos públicos e falta de visão empreendedora de fazer com que os recursos multipliquem em vez de vazarem.

Como se deu o fim da empresa?

A situação da empresa encontra-se em um estado deplorável nos seus últimos anos. Para uma frota de 2 mil ônibus aproximadamente e 11 garagens só havia um pneu novo. Faltavam peças e a criatividade dos funcionários da empresa era fundamental para que os problemas que já eram visíveis não ficassem ainda maiores aos olhos da população.

Como tentativa de salvar a empresa pública, os trabalhadores criaram o plano SOS CMTC. Além de unir esforços entre eles mesmos para racionalizar os recursos, diminuir gastos e discutir com o poder público melhor formas de estruturar a Companhia. Tal patrimônio público e referencial não poderia desaparecer.

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a CMTC, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior