Casa da Moeda

A Casa da Moeda do mundo todo já foi cenário de diversos filmes no cinema. Porém, poucas pessoas sabem a verdadeira função dessa instituição. Ela serve só para fabricar moeda? Para gerar riqueza? Ou também possui outras atividades? Para saber tudo sobre a Casa da Moeda Brasileira, confira o episódio do NEH! Podcast de hoje.

Assista  também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!

O que é a Casa da Moeda?

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é a principal empresa responsável pela produção de moeda e papel-moeda no país. Além dessa função, ela também desempenha outras atividades secundárias como a fabricação de passaportes, medalhas e selos fiscais.

Fundada em 8 de março de 1694, em Salvador, um mês anterior à Ditadura Militar, a Casa da Moeda foi transferida para o Rio de Janeiro em 1699 e é considerada como uma das instituições mais antigas do Brasil. O complexo industrial da CMB está localizado em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio e é um dos maiores do gênero no mundo e o maior da América Latina.

O que a Casa da Moeda faz?

Embora todo mundo saiba que a principal função da Casa da Moeda é produzir dinheiro, a instituição não toma as decisões referentes à quantidade de dinheiro que será produzida. Essa função é do Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen ou BC, uma autarquia federal autônoma que tem autonomia perante a outros órgãos do poder público.

Logo, para definir a quantidade de moeda e papel-moeda que a CMB irá produzir, o Banco Central deve analisar antes disso o cenário econômico nacional, o quanto de dinheiro que precisa ser substituído e a política econômica será adotada.

Além dessas atividades, o Banco Central (BC) também produz papel-moeda e moeda metálica. Ele é responsável pela impressão de selos fiscais, postais e federais, títulos de dívida pública e fabricação de medalhas e moedas comemorativas.

Outra função que muita gente desconhece é a fabricação de passaportes, diplomas, certidões e outros tipos de documentos que necessitem de um sistema de segurança semelhante.

Qual é a importância do CMB na atualidade?

Somente para nos situarmos historicamente, quando a Casa da Moeda Brasileira foi fundada, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Mas, com o decorrer do tempo e com as mudanças na economia brasileira, a demanda por dinheiro em circulação também foi aumentando cada vez mais.

Neste sentido, a CMB foi se desenvolvendo e hoje é um dos maiores complexos industriais do mundo. Basicamente, o complexo instalado no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, como citado anteriormente, possui mais de 120 mil metros quadrados.

O complexo é composto por três fábricas e é totalmente equipado com os mecanismos e impressoras necessárias para a confecção de dinheiro. Em síntese, a CMB possui capacidade para produzir cerca de 3 bilhões de cédulas, 4 bilhões de moedas, 3 milhões de passaportes e 8 bilhões de selos fiscais por ano.

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre o Casa da Moeda, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior