Banco do Brasil
Você sabia que a história do Banco do Brasil foi marcada por saques? Sim, não é de assalto a bancos como vemos na TV que estamos falando. É de saques cometidos por reis, rainhas e pela coroa portuguesa. Não acredita? Então, confira tudo sobre essa história no episódio do NEH! Podcast de hoje.
Nele, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam justamente sobre uma das instituições financeiras mais antigas do país. O conteúdo está realmente imperdível.
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
Qual a história por trás do Banco do Brasil?
A história do Banco do Brasil coincide exatamente com a vinda da Família Real para o Brasil, que aconteceu em 1808. À época, uma das principais intenções da monarquia era modernizar a economia do país e trazer elementos europeus para a vida dos brasileiros mais endinheirados.
Criado no dia 12 de outubro de 1808, o Banco do Brasil tem o mesmo nome até os dias de hoje. Sua fundação aconteceu por meio de um alvará firmado pelo príncipe regente D. João. A princípio, o capital financeiro do banco era de mil e duzentas ações e foi aberto ao público, com o objetivo de estimular a adesão da classe mais rica a essas ações. Cada uma delas custava um conto de réis.
A primeira agência do Banco do Brasil iniciou suas atividades no Rio de Janeiro. Nesse meio tempo, D. João solicitou aos políticos, a que hoje damos o nome de governadores, para procurar por mais acionistas já que poucas ações tinham sido subscritas. A tentativa foi em vão e a oferta pública foi encerrada em 1817.
O grande desfecho disso tudo foi que, no ano de 1821, o Banco, em crise, sofreu com o grande saque feito pela família Real antes de seu retorno a Portugal. Em uma matéria publicada pela Folha em 1995, conta que D. João VI voltou para Lisboa, em abril de 1821 e levou consigo no porão do seu navio todo o dinheiro que havia no banco.
“As pessoas que tinham guardado dinheiro no Banco do Brasil ficaram sem nada. O banco acabou fechando em 1829 e um novo Banco do Brasil só foi criado em julho de 1851 e é o que existe até hoje”.
Como surge o novo Banco do Brasil?
O antigo Banco do Brasil foi liquidado em 1883 sob forte pressão e, no mesmo ano, uma lei reestruturou a economia do Império e restabeleceu o novo Banco do Brasil.
A nova instituição foi criada em 1851 pelo famoso visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Souza. Com um capital de 10.000 contos de réis, considerado alto na época e sob o comando de uma direção mais arrojada e com estreitas ligações com o mercado de capitais, as reuniões do novo banco para o lançamento público passaram a ser realizadas no salão da Bolsa do Rio de Janeiro, o que denota sua importância e valor no cenário econômico da época.
Em 1853, após a fusão do Banco do Brasil com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, o capital do Banco aumentou consideravelmente. A junção dos dois bancos foi resultado da liderança do Visconde de Itaboraí em relação à legislação. Por isso, o Visconde é considerado o fundador do Banco do Brasil atual. No ano seguinte foi realizado o primeiro concurso público para o cargo de escriturário. Em 1863, o Banco do Brasil era o único órgão emissor do país, o que durou até 1866.
Por que o Banco do Brasil é tão importante para os brasileiros?
Só para ter uma ideia, o Banco do Brasil ainda é considerado o segundo maior banco do país e uma das empresas mais lucrativas na B3. Para quem desconhece a sigla, a B3 é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada na cidade de São Paulo. Em 2017, era a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo, com patrimônio de 13 bilhões de dólares.
Apenas no acumulado de 2020, o Banco do Brasil reportou um lucro de R$ 9,3 bilhões. De acordo com a Agência Brasil, O Banco do Brasil (BB) tinha registrado um lucro líquido ajustado de R$ 5,1 bilhões no terceiro trimestre em 2021, um aumento de 47,6% em comparação com o mesmo período de 2020.
Além disso, o BB, como também é conhecido informalmente, foi a primeira instituição bancária a operar no país, e a primeira empresa com listagem na bolsa brasileira.
De grande importância para o desenvolvimento do país, o Banco do Brasil atua fortemente como um grande facilitador para o segmento agrônomo e para o investimento de pequenas e micro empresas. Na carteira teórica do Ibovespa, a ação BBAS3 detém a décima maior participação, considerada uma das Blue Chips mais relevantes do índice acionário.
Quais os maiores concorrentes brasileiros do BB?
Até o momento, o Banco do Brasil é responsável por 52,8% de todo o crédito rural oferecido pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN), como já mencionamos anteriormente, ao tratar de sua importância para o setor agrônomo.
Já no setor de crédito imobiliário, onde também possui desempenho, a instituição governamental ocupa a 3.ª posição, responsável por 8% de todo o estoque de crédito imobiliário do sistema financeiro brasileiro.
Já a Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável por aproximadamente 70% de todo o estoque de crédito imobiliário do país. O banco também é responsável por 18,0% de todo o estoque de crédito às pessoas físicas, e 15,2% de todo o estoque de crédito às pessoas jurídicas.
Conheça a Carteira de Crédito Ativa do Banco do Brasil e quais instituições bancárias são seus principais concorrentes:
1. Banco Itaú
2. Caixa Econômica Federal (CEF)
3. Banco do Brasil
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre o Banco do Brasil, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior