Quanto tempo deve ter o meu podcast?

O primeiro podcast que eu fiz teve 46 minutos de duração. O segundo deu 1h44. E essa variação foi acontecendo até eu entender um pouco a dinâmica dos podcasts.

Referência errada

Vejo que a maioria das pessoas quer fazer podcasts (e lives) com duração mínima de 1 hora. Mas de onde o pessoal tirou esse tempo? Aprofundando a conversa, a pessoa acaba falando: “Ah, mas tal podcast tem episódio de 4 horas de duração”. Mas tal podcast é de qual segmento? Entretenimento. Pode reparar que episódios grandes e com muita audiência se baseiam em uma fórmula: polêmica, fofoca do mundo artístico e lacração.

Qual o seu segmento?

Você acredita que um ser humano vai parar para te ouvir durante 1h30, realmente prestando atenção? Precisamos entender que um podcast focado em um determinado segmento é ainda mais difícil prender atenção das pessoas; empreendedorismo, negócios, RH, consultoria, comunicação, marketing, publicidade, gestão. Já é difícil prender a atenção de um aluno em uma aula de 40 minutos presencial. Imagina mais do que isso, sendo que a pessoa está em casa com outras coisas atraindo a sua atenção.

A comunicação muda?

Em um dos meus podcasts com participação do Reinaldo Polito, perguntei se a comunicação muda. Muda! Inclusive ele falou um pouco sobre essa questão do tempo.

Onde as pessoas escutam podcasts?

Segundo pesquisa da Globo“o consumo de podcasts se dá, em grande parte, junto a outras atividades do dia a dia – por isso, ele assume um caráter de produtividade e aproveitamento do tempo”.

 Quais são esses momentos de consumo? Enquanto realizam tarefas domésticas, navegando na internet, antes de dormir, trabalha ou estuda, indo ou voltando do trabalho ou faculdade, exercícios físicos e cuidando da higiene e aparência pessoal.

Quanto tempo você acredita que leva fazer essas coisas? Fora que a pessoa está te ouvindo e realizando uma outra tarefa. A atenção está dividida.

Então qual o tempo ideal?

Se o seu podcast for segmentado, para um público específico, gerando um conteúdo relevante, ele não pode passar de 30 minutos. Agora se for um podcast de entretenimento, como comentei acima, aí você pode pirar na batatinha.

Eu mesmo tenho um podcast, junto com o Heródoto Barbeiro (NEH! Podcast) que dura cerca de 15 minutos. E os comentários normalmente são: que pena que acaba rápido. Isso deixa um gostinho de “quero mais”.

E você? Qual gostinho tem deixado para os seus ouvintes e pessoas que te acompanham no YouTube e lives em outras redes? Gostinho de “quero mais” ou de “que saco vou pro próximo”?

Quer produzir o seu podcast? Entre em contato com a Younik.