COPA DO MUNDO

Você sabia que a FIFA é uma das federações de futebol mais antigas e com atividades em andamento em diversos países do mundo? Para muitas pessoas, a FIFA é uma empresa qualquer apenas, que apenas organiza campeonatos e outros eventos esportivos.

Mas, para além disso, a FIFA é a maior entidade do futebol mundial. Confira o artigo e entenda melhor a importância da FIFA para o Brasil e para o mundo.

Qual é a história da FIFA?

O nome verdadeiro da FIFA é Fédération Internationale de Football Association, que em português significa Federação Internacional de Futebol. A federação foi fundada no dia 21 de maio de 1904, em Paris, e obteve apoio de federações francesas, belgas, suíças, suecas, espanholas, holandesas e dinamarquesas durante a sua fundação.

O intuito de criar uma federação totalmente internacional surgiu justamente a partir da realização dos primeiros jogos de futebol internacionais, no início do século XX. O primeiro jogo oficial aconteceu em 1 de maio de 1904, quando a Bélgica e a França se encontraram frente a frente na primeira partida oficial à nível internacional.

Mas a FIFA não era a única federação esportiva e internacional da época. A Inglaterra também possuía a sua associação de futebol, chamada FA (Football Association). Desde o ano de 1863, a FA regulamentava os testes esportivos no país, e foi uma das únicas que não aceitaram participar da FIFA. Até que em 21 de maio de 1904, a FIFA foi fundada e teve como primeiro presidente o francês Robert Guérin.

Qual foi o primeiro campeonato mundial organizado pela FIFA?

Uma das maiores curiosidades quando pensamos em FIFA é saber qual foi o primeiro campeonato oficial organizado pela fundação. Então, buscando solucionar essa dúvida, tem-se que o primeiro Campeonato do Mundo organizado pela FIFA foi realizado no Uruguai, em 1930. O jogo contou com 13 equipes participantes.

Como já era de se esperar, a atuação da FIFA se tornou um êxito com muita rapidez. Esse resultado positivo para a federal contribuiu diretamente para tornar o futebol o desporto mais popular do mundo. Ou seja, a FIFA teve papel decisivo para tornar esse esporte um dos mais conhecidos em países onde a modalidade nem existia.


Qual a importância e relevância da FIFA para o mundo?

Ainda hoje, seja no Brasil ou em qualquer outro país, a FIFA é a entidade máxima que supervisiona o futebol mundial e as suas competições, englobando as várias confederações regionais, como a AFC, da Ásia, a CAF, de África, a CONCACAF, da América do Norte e América Central e das Caraíbas, CONMEBOL, da América do Sul, a OFC, da Oceânia, e a UEFA, da Europa.

Ao todo, a FIFA comanda 211 organizações esportivas privadas associadas. A federação representa o esporte em vários países e territórios mundialmente. Ela é a instituição internacional que possui a segunda maior quantidade de associados.

Inclusive, a FIFA possui muito mais associados do que a ONU (Organização das Nações Unidas) e o Comitê Olímpico Internacional. As duas instituições: A ONU e o IOC (International Olympic Committee) possuem, respectivamente, 193 e 205 membros cada. 

Isso mostra a  relevância da FIFA para os países aos quais ela está atrelada. A federação mundial esportiva fica atrás apenas da Associação Internacional de Federações de Atletismo, também conhecida por IAAF, que possui 212 membros.

Quais são os principais parceiros da FIFA e patrocinadores?

A FIFA possui inúmeros patrocinadores e parceiros que financiam suas atividades e permitem à federação cumprir com o seu papel internacional dentro do setor esportivo. Ao todo, a FIFA possui sete parceiros regulares.

Eles  geralmente se fazem presentes em todos os eventos organizados pela entidade máxima do futebol mundial. Diferente de outros parceiros, os regulares não aparecem apenas durante as Copas do Mundo. Veja a seguir quais são as principais empresas parceiras da FIFA:

  1. Adidas (parceira há 15 anos, a fornecedora de materiais esportivos, além de patrocinar algumas das seleções que entram em campo com seus uniformes, é responsável pela produção das bolas usadas nas Copas do Mundo);
  2. Coca-Cola (há muitos anos, a empresa de refrigerante é parceira da FIFA. Em 2014, na Copa do Brasil, a companhia fez o maior investimento em marketing da sua história);
  3. Wanda Group (empresa chinesa do ramo imobiliário, a Wanda é proprietária de diversos hotéis cinco estrelas e a maior rede de cinemas do mundo e é parceira da FIFA desde 2016);
  4. Gazprom (com parceria de cinco anos aproximadamente, a empresa russa de energia e gás natural esteve literalmente ligada à última Copa do Mundo);
  5. Hyundai/Kia Motors (fabricante de veículos automotores, a Hyundai é a responsável pela fabricação e disponibilização dos ônibus que transportam as 32 seleções ao longo da Copa);
  6. Qatar Airways (desde 2017, a Qatar se tornou parceira e companhia aérea oficial da FIFA. Além de campanhas especiais para a Copa do Mundo, a Qatar foi responsável por alguns vôos oficiais da FIFA, seja levando seleções ou figuras políticas para a Rússia);
  7. Visa (empresa líder de cartões de crédito e débito focou seu direito de exibição de marca em campanhas e promoções que visam levar torcedores para assistir a alguns jogos na Rússia).


Depois de conhecer tudo sobre a FIFA, é hora de assistir ao episódio completo sobre o assunto, que se encontra disponível no início deste artigo. Não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a FIFA, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior