DIMEP

Qual a melhor maneira de controlar o tempo e a produtividade dos funcionários de uma empresa? Essa é uma pergunta que tem sido feita pela DIMEP ao longo dos anos. Reconhecida por ser uma das maiores fabricantes de relógio de ponto, a empresa vem aumentando sua receita desde o começo da pandemia, quando o home office passou a ser uma realidade para a maioria das empresas.  

Caso ainda não conheça a história do DIMEP, confira esse artigo para conhecer mais uma das empresas e dos negócios que revolucionaram o mercado brasileiro e fizeram história no nosso cenário econômico. O conteúdo está realmente imperdível! 


Como surge a DIMEP?

A história da DIMEP é contemporânea de um dos momentos mais difíceis da história do mundo. A companhia nasce poucos anos antes da Segunda Guerra Mundial. Foi um período de grandes transformações no cenário econômico em diversos países ao redor do planeta e os resultados da Primeira Guerra já eram perceptíveis. A Alemanha, por exemplo, foi um dos países europeus que mais sofreu com a Guerra. 

Um dos resultados mais expressivos do conflito bélico foram as milhares de mortes causadas pela fome. A falta de alimentos não era somente consequência das sanções internacionais impostas ao país, que prejudicava toda a importação, mas era também efeito do interesse  da indústria em se voltar apenas à guerra durante o conflito.

Eis que nasce a DIMEP

Neste contexto surge a DIMEP, especificamente em 1936. O imigrante português Dimas de Melo Pimenta, na garagem de casa, no bairro de Pinheiros, teve a ideia de produzir no território brasileiro o que a Alemanha deixava de exportar devido à Primeira Guerra. 

Passados quase quatro anos, a empresa modificou a logística de produção de relógios (principal produto fabricado) em uma produção industrial em larga escala.

Foi como resultado de todo o trabalho desenvolvido que surgiu o grande relógio com 3m de diâmetro instalado no prédio do antigo jornal A Noite, no centro de São Paulo, o relógio-mestre da então sede do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro, e os primeiros relógios eletrônicos produzidos no Brasil, em 1959.


A Dimep acompanhou o avanço tecnológico

Apesar de tradicional e com muitos anos de história no mercado industrial, a DIMEP nunca deixou de se atualizar frente às mudanças tecnológicas do mercado. Por exemplo, a partir de 1959 surgiram os primeiros relógios eletrônicos. 

Logo depois, no início da década de 1990 a companhia sentiu a necessidade de se reinventar, com o lançamento dos relógios de ponto informatizados e, rapidamente, os relógios mecânicos deram lugar a equipamentos mais modernos e ágeis. Veja a seguir, outros momentos importantes em que a empresa aprimorou a produção e inovou nas soluções oferecidas aos clientes:  

  • A partir de 2000, na gestão de Dimas de Melo Pimenta II, Presidente da empresa, a empresa começou a desenvolver softwares para controle de jornada de trabalho, controle de acesso, estacionamento, além dos hardwares para estes segmentos;
  • Desde 2018, com a chegada do CEO Rodrigo Dimas de Melo Pimenta, a empresa deu mais ênfase ao investimento em tecnologia e ao desenvolvimento de soluções inovadoras. O principal objetivo era atender às necessidades do mercado;
  • Em 2014, Dimas de Melo Pimenta II criou o sistema Kairos. Essa tecnologia da DIMEP possibilitou aos gerentes e supervisores de empresas contarem com a tecnologia oferecida pela DIMEP para fazer a gestão completa de jornada de seus colaboradores. Desde lá, o Kairos passou por uma evolução significativa e hoje permite que esta gestão seja feita à distância, por meio de celular ou dispositivos portáteis.   


Quais as inovações da DIMEP durante a pandemia de Covid-19?


Como esclarece em seu portal oficial na internet, após o início da pandemia do coronavírus, a tecnologia da DIMEP garantiu que empresas prosseguissem com segurança suas atividades e ainda saiu mais consolidada num momento tão adverso. Dentre as mudanças implementadas, podemos citar:

  • Soluções de acesso com tecnologia de última geração, que fazem o reconhecimento por meio de leitura facial
  • Medição de temperatura corporal e detecção de uso de máscara, dispensando totalmente o toque e reduzindo os riscos de contágio e reinventando a forma como é feito o controle de acesso. 
  • Além disso, há outras novidades: o sistema de controle de jornada remota por meio da solução Kairos Mobile e Kairos Facial e o lançamento da linha de relógios de ponto com leitor facial e QR Code. 

Como se encontra a empresa atualmente?

A empresa está presente em todo o território nacional com mais de 75 pontos de atendimento e assistência técnica exclusiva, além de unidades em Portugal, Estados Unidos, África, México e demais países da América Latina.

Além de seus investimentos em tecnologia e as evoluções de seus produtos, a DIMEP também conta a história da evolução da tecnologia ao longo do tempo por meio do Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta.

Criado na cidade de São Paulo, em 1975, o museu é o único do gênero na América Latina e reúne mais de 650 peças em seu acervo. As peças foram coletadas desde o início da empresa e ilustram para os visitantes que, assim como os ponteiros de um relógio, a DIMEP não para.

Conheça o NEH! PODCAST

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a DIMEP, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior