Administradora de Cartão Private Label | Cartão de Crédito de Loja
Qual o processo para ter um cartão de crédito da sua loja? É o que você vai conferir nesse vídeo em conversa com Denis César Correia, diretor executivo da DM Card.
O mercado Brasil de cartão de crédito é um mercado gigante. Pra você ter uma ideia, o ano passado movimentou 1,4 trilhões de reais entre cartão de crédito e débito, então é um movimento enorme. Ele representa algo em torno de 50 a 60% do movimento do Brasil em dinheiro, ou seja, nós temos ainda 50% do mercado no varejo fazendo as transações em dinheiro.
Se você tem um supermercado, uma farmácia ou uma loja de material de construção, será que seu negócio pode ter um cartão de crédito próprio?
O diretor executivo da DM Card, Denis, diz que qualquer negócio pode ter o seu cartão de crédito de bandeira própria, o famoso private label. Para isso, existem alguns caminhos que a empresa pode escolher seguir:
- A empresa pode fazer isso por conta, contratando uma processadora de cartão de crédito e a empresa fica responsável por toda a operação.
- Pode contratar um grande banco para criar e gerenciar toda essa estrutura.
- Ou pode optar por contratar uma empresa como a DM Card para a realização desse processo.
A escolha desse fator, depende muito do volume da empresa de vendas. Os varejos grandes possuem os seus próprios bancos. Quando você tem empresas de varejos onde o volume é menor aí não compensa estruturar toda uma operação.
De acordo com Denis, o varejo toma a decisão pelo cartão de crédito próprio por dois motivos:
- Para aprovar crédito para os seus consumidores para vender mais.
- Ou, vender e também lucrar com a operação.
A recomendação é que empresas de varejo de médio e pequeno porte, encontrem parceiros para fazer a operação por ele.
Não perca o foco do seu negócio
Montar a sua própria operação significa estudo, dedicação, pesquisa, novas contratações, aumento de estrutura, tempo e dinheiro investido.
Entrar nesse mercado pode significar tirar o olho do seu negócio, do seu estratégico para se dedicar a uma ação o qual o seu negócio não possui conhecimento. Terceirizar isso, na maioria das vezes é mais estratégico. O investimento de tempo e financeiro, principalmente no curto e médio prazo, acaba sendo menor.
Aprovação e fidelização do cliente
Quando um cliente passa a ter um cartão de crédito da loja, ele passa a gastar 50% mais do que gastava dentro da loja.
A DM Card entra com a estrutura de aprovação e fidelização dos clientes. Ou seja, o cliente têm crédito na loja e agora tem a oportunidade de gastar mais dentro da loja. Isso mostra que existe uma oportunidade muito grande na concessão de crédito no Brasil.
Aprendemos a dar crédito para a Dona Maria, o Seu João, o Seu Joaquim, que não possuem comprovação de renda pois são autônomos. São 50 milhões de pessoas economicamente ativas nesse perfil. 70% da nossa carteira são de autônomos. Nós ajudamos o varejista a vender mais.
A baixa renda é totalmente desassistida aqui no Brasil. Ela não possui crédito pra comprar carro, casa (exceto quando o governo faz um incentivo), ou seja, não possui crédito para consumo. E o que faz a economia girar, em uma economia de mercado, é o crédito.
A medida que o tempo está passando as barreiras estão caindo. Hoje você pode abrir uma conta em um banco a partir de um aplicativo pelo seu celular. Isso antes era impossível. O mundo digital tem contribuído muito para isso e o Banco Central tem incentivado.
Conheça a DM Card:
http://bit.ly/2P1XpWC
Entrevista por Fernando Vitolo.