APPLE | NEH PODCAST

Hoje vamos falar sobre a Apple | Steve Jobs. Confira! 

Para mais detalhes, assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar os novos conteúdos, semanalmente.

Apple | Steve Jobs

Em 1984 foi lançado o Mackintosh, e o discurso do Steve Jobs tinha um slogan que dizia: “Insanely great”. E nessa apresentação, o computador falou!  O modelo era bem menor e trouxe uma inovação gigantesca: ele vinha com um mouse que permitia a interação do usuário com a máquina.

E foi justamente no ano em que completou 30 anos que o lendário cofundador da Apple enfrentou seu maior dilema profissional. Ele estava fora da Apple.  Quem o demitiu foi John Sculley que, antes de ser contratado como CEO da Apple, foi vice-presidente e presidente da Pepsi. Sabe como Steve Jobs convenceu o John a ir para a Apple? Ele disse o seguinte: você quer passar o resto da vida vendendo água com açúcar (Sculley na época era CEO da Pepsi) ou quer uma chance de mudar o mundo? A relação começou a se desgastar até pela imaturidade, autoritarismo de Jobs e os produtos não sendo tão vendidos quanto se esperava. Em março de 1985, John Sculley decidiu tomar uma posição dura, condizente com o que se esperava dele como um executivo tradicional, acostumado a “apagar incêndios”. Decidiu que Steve Jobs teria que renunciar ao cargo de chefe da divisão de produtos do Mac. Como você já deve estar imaginando, nem de longe Jobs aceitou bem essa ideia. Tentou reverter o processo tanto no modo pacífico, quanto no modo feroz. No entanto, naquele momento a maré estava contra ele. Até mesmo nomes do conselho que eram apoiadores convictos de Jobs entendiam que o melhor para a Apple naquele momento era o que Sculley dizia. Durante 12 anos Steve ficou afastado da empresa que ajudou a fundar.

OBSERVAÇÃO: algumas pessoas percebem as mudanças que estão ocorrendo no mundo. Steve Jobs tinha essa característica, percebendo que o computador não poderia mais ficar somente nas empresas e sim entrar na casa e na vida dos usuários.

Em 1997, num alinhamento do destino impressionante, Steve estava de volta à Apple. Não apenas para salvar a companhia da falência, mas para tornar a empresa um verdadeiro titã do mercado.

Iphone – 2007 – Então, a Apple resolveu criar um aparelho com conexão à internet, navegador e tela touchscreen. Depois disso, foi extremamente raro encontrar um modelo de telefone que não trouxesse as mesmas inovações.

Foi o início da era dos smartphones, que trouxe consigo todos os aplicativos e as mudanças consequentes nas formas de se comunicar. Mas devemos lembrar que antes do iPhone surgiu o iPod, que foi uma linha de reprodutores de mídia portáteis e computadores pessoais portáteis projetados e comercializados pela Apple Inc. O primeiro modelo foi lançado em 23 de outubro de 2001. E, curiosamente, em 2004 surge o podcast. A palavra podcast é junção de Pod – “Personal On Demand” (pessoal sob demanda), retirada de iPod, com broadcast (radiodifusão).

Uma característica do Steve Jobs eram suas grandes apresentações em todos os lançamentos.

Comunicação assertiva

Como vimos no artigo acima, a comunicação que era utilizada por Steve Jobs, dono da Apple, sempre foi assertiva e criativa.

Portanto, fica claro que saber se comunicar exige prática e muitas tentativas para se torne algo cada vez mais natural para os profissionais. Pensando exclusivamente em melhorar a comunicação de líderes, Heródoto Barbeiro lançou o Curso COMUNICAR PARA CHEGAR LÁ e que pode ser realizado no conforto da sua casa, via internet. Nesse curso, Heródoto Barbeiro vai te ensinar o passo-a-passo para que você tenha experiências mais comunicativas e que potencializem a sua liderança, fazendo com que você alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

Em outra matéria do site, você pode aprender os passos fundamentais para você melhorar a sua comunicação, de modo prático e rápido, sem delongas.. Francamente, não é uma atividade simples e, por isso, requer bastante estudo, treinamento, disponibilidade de tempo, investimento, entre outros fatores igualmente importantes. Por isso, é preciso observar a importância de melhorar a sua comunicação no mundo corporativo, para que a sua empresa esteja cada vez mais alinhada com as expectativas do seu cliente. 

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Annelise C. Oliveira Gonzalis