Banco Bamerindus

Você conhece a história do Banco Bamerindus? No sétimo episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre um dos bancos mais famosos devido à sua propaganda na televisão. Leia a matéria completa e se recorde de um dos momentos mais nostálgicos da época. O conteúdo está realmente imperdível. Confira! 

Assista  também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?! 

Afinal, qual a história do Bamerindus? 

Sediado em Curitiba, no Paraná, o banco Bamerindus foi fundado pelo banqueiro e político Avelino Antônio Vieira e era bastante conhecido por pertencer à família Andrade Vieira. Nascido em Tomazina, uma pequena cidade localizada no interior do Paraná, Avelino trabalhou como vendedor e ex-escriturário de seção bancária (representação de bancos em pequenas cidades).

Mais tarde, quando conseguiu concluir o curso de contabilidade na capital paranaense, o banqueiro retornou para sua cidade natal e abriu sua primeira seção bancária. Com a crise mundial, no ano de 1929, Avelino Vieira resolveu fundar, na sua cidade, uma empresa bancária, necessitando formar uma sociedade com alguns amigos.

A associação ficou conhecida como Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (BPA). O banco foi incorporado ao Banco Comercial do Paraná em 1944, do qual Avelino tornou-se diretor comercial. 

Já no ano de 1951, o banqueiro passa a assumir o controle do Banco Meridional da Produção, que possuía apenas quatro agências, e muda sua razão social para Banco Mercantil e Industrial do Paraná SA. 

Mas somente no mês abril de 1971 o seu banco deixa de ser chamado de Banco Mercantil e Industrial do Paraná SA para ser conhecido como Banco Bamerindus do Brasil SA. Sua instituição financeira tornou-se reconhecida como uma das maiores instituições bancárias da América do Sul durante as décadas de 1970 e 1980, e veio a entrar em crise e falência nos anos 1990.

A propaganda de banco mais lembrada do Brasil 

Quem no começo da década de 1990 assistia ao Domingão do Faustão da TV Globo vai se lembrar de uma das propagandas mais bem humoradas e cantantes daquela época.  A peça publicitária era ensinada pelo ator Tony Lopez e tinha o seguinte jingle: 

“O tempo passa, o tempo voa; e a ‘Poupança Bamerindus’ continua numa boa… é a ‘Poupança Bamerindus”

Até hoje a propaganda é relembrada pelo público e no Youtube os internautas recorrentemente comentam a saudade que sentem da época. De fato, era uma forma muito chamativa e convincente de chamar a atenção dos telespectadores. 

Em 1994, o grupo bancário teve  que pedir ajuda ao Programa  de Estímulo  à Reestruturação e Fortalecimento do Sistema  Financeiro  Nacional (PROER), para conseguir dar continuidade aos negócios. Porém, a tão esperada recuperação não ocorreu, tendo de recorrer ao Banco Central e, por fim, se incorporar ao HSBC.

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre o banco Bamerindus, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior