Barsa
Falar em enciclopédia impressa nos dias de hoje é como se estivéssemos falando de dinossauros ou seres que viveram milhares de anos atrás. São muitas as crianças e adolescentes de hoje, por exemplo, que diriam nunca ter usado uma enciclopédia para fazer pesquisa ou – o que é mais provável, não conhecer outra enciclopédia além do Wikipedia.
No artigo do NEH! Podcast de hoje, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam justamente sobre uma das melhores e mais vendidas enciclopédias da América Latina: a Enciclopédia Barsa. O conteúdo está realmente imperdível. Confira tudo nessa publicação!
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
Você vai encontrar neste artigo:
- Afinal, o que é Barsa?
- Por que a enciclopédia se chama Barsa?
- Quem podia comprar uma Barsa?
- Ainda é possível adquirir a Barsa no Brasil?
Afinal, o que é a Barsa?
A Enciclopédia Barsa é uma coletânea brasileira, que muitos anos depois da sua publicação foi comprada pela espanhola Editorial Planeta. Nesta época, ela foi traduzida para o idioma espanhol e passou a ser vendida em quase toda a América Latina. A compra da enciclopédia Barsa pela Editorial Planeta ocorreu em 2000.
A Barsa foi idealizada por Dorita Barrett, herdeira da família Barrett, detentora da Enciclopédia Britânica em 1959. Sua fama perdura até hoje em razão de ter sido a primeira enciclopédia brasileira a ser produzida por um grupo editorial totalmente brasileiro e formado.
Dentre os colaboradores, pode-se citar o enciclopedista e tradutor Antônio Houaiss, o escritor Jorge Amado, o arquiteto Oscar Niemeyer e o jornalista e escritor Antônio Callado, que atuou como o redator-chefe da primeira edição.
Por que a enciclopédia se chama Barsa?
O nome da enciclopédia é uma combinação dos sobrenomes do casal Dorita Barrett (Bar) e seu marido, o então diplomata brasileiro, Alfredo de Almeida Sá (Sa). A grande sacada da inventora foi entender que até aquele momento, no mercado brasileiro, só era possível encontrar enciclopédias em inglês, alemão ou francês.
Mas vivendo no Brasil, Dorita tinha a intenção de criar um produto original e, por isso, se recusou à ideia de promover uma tradução, para o português, do original (a Enciclopédia Britânica). A leva inicial, de 45 mil exemplares, esgotou-se em 8 meses.
Quem podia comprar uma Barsa?
Ao contrário do que presenciamos hoje, apenas uma pequena parte da população brasileira poderia ter acesso à leitura e aos livros no Brasil. Normalmente, eram as pessoas com maior poder aquisitivo que compravam a Enciclopédia Barsa.
Naquela época poucas famílias podiam investir tanto dinheiro na educação dos seus filhos e ter uma enciclopédia como essa também era sinônimo de riqueza e de status para muitas pessoas. Já quem não possuía uma Barsa em casa, acabava sendo ajudado pelas famílias mais ricas, que emprestavam os livros para fazer pesquisas nos fascinantes volumes.
Ainda é possível adquirir a Barsa no Brasil?
Felizmente, a resposta é sim. Uma das edições que ainda está à venda no país é a Barsa sobre a História do Brasil. Ela contém 4 volumes e apresenta uma exposição cronológica e detalhada de fatos e acontecimentos.
Seu conteúdo didático inicia nos primeiros povos do território brasileiro e finaliza no segundo mandato do Presidente Lula. Mas desde os anos 1990, o público da Barsa se deixou seduzir por mídias como disquete e CD-ROM, ou antes ainda, na década anterior, quando apareceu o videocassete. Isso mudou totalmente a experiência do leitor com o material.
De acordo com o redator-chefe da primeira Barsa, Antonio Callado, há duas maneiras de fazer enciclopédias: a primeira delas é a enciclopédia “informativa” e a outra chamou de “persuasiva”. A primeira oferece ao leitor a maior quantidade possível de conhecimentos produzidos pela humanidade até o momento de sua publicação; a segunda, traz os mesmos conhecimentos mas está principalmente voltada para a transformação do leitor. Quer “mudar a visão que os homens têm do mundo”.
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre a Enciclopédia Barsa, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior