Bauducco | NEH Podcast

O que vem a sua mente quando falamos o nome Bauducco? Chocottone? Panettone? Biscoitos? Hoje vamos conhecer mais sobre essa empresa que faz parte do nosso dia a dia!

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Bauducco

Uma das mais tradicionais empresas, que faz parte do dia a dia da família brasileira, começou em 1948 quando, Carlo Bauducco, um representante comercial, chega ao Brasil vindo da cidade de Turim. E o italiano não vinha por um bom motivo, afinal, sua viagem era para cobrar uma dívida de máquinas de torrefação de café, importadas por um amigo italiano. Mesmo com a dificuldade do idioma, Bauducco conseguiu recuperar parte do dinheiro e, ao invés de voltar ao seu país, ele decidiu ficar por aqui, mais especificamente em São Paulo. Seu faro para negócios era bastante apurado e ele conseguiu perceber que o panettone era pouco consumido na cidade, mesmo existindo um grande contingente de italianos e descendentes morando aqui. Dois anos depois de sua chegada, ou seja, em 1950, ele já estava trabalhando na produção do panettone artesanal. Mais do que isso, ele já vislumbrava a possibilidade de ampliar sua produção e comercializar a receita familiar com toda a cidade de São Paulo.

Começa em São Paulo, em 1952. O comerciante italiano Carlo Bauducco, que já morava no Brasil há 4 anos, fundou uma confeitaria chamada Doceria Bauducco, no Brás. O carro-chefe da empresa eram os panettones. E sua esposa, Dona Margherita, ficou responsável pela administração. Como as vendas ainda precisavam melhorar o senhor Bauducco resolveu inovar mais uma vez. Ele teve a brilhante ideia de encher um avião de panfletos e “bombardeou” a cidade de São Paulo. Conseguiu ao mesmo tempo divulgar o panettone, desconhecido para muita gente, e vender todo o estoque em apenas três dias. E a receita BAUDUCCO do bolo com uvas passas e frutas cristalizadas, rapidamente ganhou espaço de honra na mesa das famílias brasileiras. A estratégia deu tão certo que a doceria conseguiu vender todo o seu estoque em três dias, tamanha a aceitação do público. As vendas da Bauducco cresceram bastante nos anos seguintes.

De maneira muito curiosa, vale um destaque sobre a empresa. O fundador, Carlo Bauducco, não cozinhava. Para cuidar de toda a preparação dos alimentos, ele convidou um antigo amigo, Armando Poppa, um habilidoso confeiteiro. Quando Poppa saiu para abrir sua própria doçaria, a Cristallo, em 1953, Carlo trouxe outros especialistas para substituí-lo, mas tomou o cuidado de preservar a fórmula original do doce recheado de frutas cristalizadas.

Em 1962, a marca inaugura a sua primeira fábrica na cidade de Guarulhos (SP). Novas máquinas foram compradas bem como uma nova linha de produtos Bauducco foi lançada. Em 1972, a Bauducco investe massivamente em campanhas publicitárias, especialmente as televisivas. Essa eficiente estratégia reforçou ainda mais a marca na mente dos brasileiros.

No restante da década, a Bauducco lançou diversos outros produtos, dentre eles, o famoso Chocottone (1978), que é um dos mais vendidos até hoje.

Comunicar é vender

Durante a conversa, ficou claro que o modo de comunicar os produtos Bauducco com seu público alvo fez a marca crescer muito.

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Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Annelise C. Oliveira Gonzalis