Casas Buri
No décimo nono episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre as Casas Buri, que tinha como sua principal área de atuação o interior de São Paulo, do Paraná e do Centro Oeste do Brasil. Confira o conteúdo para conhecer um pouco mais sobre a história dessa empresa. O conteúdo está realmente imperdível. Boa leitura!
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Qual a história das Casas Buri?
Fundada em 1942 por Mário Bussab e Paulo Ribeiro, as Casas Buri comercializavam roupas de cama, banho e mesa, tecidos em geral, além de televisores e eletrodomésticos. A maior concorrente da Buri eram as Casas Bahia na época, que chegaram a ter quase 200 lojas.
As sílabas iniciais dos dois sobrenomes dos fundadores, Bussab e Ribeiro, formam o nome da organização. É importante mencionar que o controle da empresa sempre esteve nas mãos da família Bussab e o modelo de administração sempre foi tipicamente familiar.
Espalhadas por todo o país nos anos 1970, as Casas Buri chegaram a ter 300 lojas. Muitas de suas lojas estavam localizadas em cidades tão distantes e fora do mapa como Lages, localizada na Serra Catarinense. Até então, a Buri era a principal concorrente da Casas Pernambucanas no comércio de confecções e produtos de cama, mesa e banho.
Só em meados da década de 1980, a Buri abandonou esse mercado e passou a atuar na linha de eletrodomésticos e utilidades para o lar. A mudança não deu certo e a rede começou a minguar, até chegar às 114 lojas em abril de 1992.
Financeira, propaganda e perda de mercado
Para quem não sabe, a Buri também tinha uma conexão muito forte com o mercado de capitais. A empresa contava, inclusive, com uma financeira, conhecida como Buri S.A. – Crédito, Financiamento e Investimentos, que financiava as compras de seus clientes que compravam pelo sistema de crediário.
Além disso, o marketing da empresa também é bastante arrojado. Silvio Santos, por exemplo, hoje dono do SBT, foi um de seus garotos-propaganda, que cantava um famoso jingle “Todo o dia é dia de oferta na Buri” e em que no final soletrava o nome da empresa, além de fazer propagandas em porteiras de fazenda no interior do estado de São Paulo.
As Casas Buri fizeram muito sucesso durante as décadas de 70 e 80. Porém, com uma sequência de insucessos administrativos e o crescimento de marcas como Casas Bahia, G. Aronson, Sears/Sandiz e Mappin, a Buri perdeu mercado e aos poucos foram fechando algumas filiais.
Venda das Casas Buri
Somente em abril de 1992, a Buri foi comprada pela Ponto Frio Bonzão. Entretanto, esse momento foi um pouco delicado. Ambas empresas tinham características diferentes. O Ponto Frio era, de longe, a principal empresa do grupo Globex.
O preço e as condições de pagamento da empresa nunca foram revelados publicamente e foram guardados como segredo de Estado. Alguns especialistas dizem que os valores devem ter variado entre 20 e 30 milhões de dólares.
Conheça o NEH! PODCAST
O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre as Casas Buri, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo.
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Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior