Casas Buri

No décimo nono episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre as Casas Buri, que tinha como sua principal área de atuação o interior de São Paulo,  do Paraná e do Centro Oeste do Brasil. Confira o conteúdo para conhecer um pouco mais sobre a história dessa empresa. O conteúdo está realmente imperdível. Boa leitura! 

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Qual a história das Casas Buri?

Fundada em 1942 por Mário Bussab e Paulo Ribeiro, as Casas Buri comercializavam roupas de cama, banho e mesa, tecidos em geral, além de televisores e eletrodomésticos. A maior concorrente da Buri eram as Casas Bahia na época, que chegaram a ter quase 200 lojas.

As sílabas iniciais dos dois sobrenomes dos fundadores, Bussab e Ribeiro, formam o nome da organização. É importante mencionar que o controle da empresa sempre esteve nas mãos da família Bussab e o modelo de administração sempre foi tipicamente familiar. 

Espalhadas por todo o país nos anos 1970, as Casas Buri chegaram a ter 300 lojas. Muitas de suas lojas estavam localizadas em cidades tão distantes e fora do mapa como Lages, localizada na Serra Catarinense. Até então, a Buri era a principal concorrente da Casas Pernambucanas no comércio de confecções e produtos de cama, mesa e banho.

Só em meados da década de 1980, a Buri abandonou esse mercado e passou a atuar na linha de eletrodomésticos e utilidades para o lar. A mudança não deu certo e a rede começou a minguar, até chegar às 114 lojas em abril de 1992.

Financeira, propaganda e perda de mercado

Para quem não sabe, a Buri também tinha uma conexão muito forte com o mercado de capitais. A empresa contava, inclusive, com uma financeira, conhecida como Buri S.A. – Crédito, Financiamento e Investimentos, que financiava as compras de seus clientes que compravam pelo sistema de crediário.

Além disso, o marketing da empresa também é bastante arrojado. Silvio Santos, por exemplo, hoje dono do SBT, foi um de seus garotos-propaganda, que cantava um famoso jingle “Todo o dia é dia de oferta na Buri” e em que no final soletrava o nome da empresa, além de fazer propagandas em porteiras de fazenda no interior do estado de São Paulo.

As Casas Buri fizeram muito sucesso durante as décadas de 70 e 80. Porém, com uma sequência de insucessos administrativos e o crescimento de marcas como  Casas Bahia, G. Aronson, Sears/Sandiz e Mappin, a Buri perdeu mercado e aos poucos foram fechando algumas filiais.

Venda das Casas Buri

Somente em abril de 1992, a Buri foi comprada pela Ponto Frio Bonzão. Entretanto, esse momento foi um pouco delicado. Ambas empresas tinham características diferentes. O Ponto Frio era, de longe, a principal empresa do grupo Globex.

O preço e as condições de pagamento da empresa nunca foram revelados publicamente e foram guardados como segredo de Estado. Alguns especialistas dizem que os valores devem ter variado entre 20 e 30 milhões de dólares.

Conheça o NEH! PODCAST 

O NEH! Podcast é um novo podcast para empreendedores, empresários, executivos e c-levels! Nele, abordando marcas e pessoas que marcaram o mundo dos negócios. Caso queira descobrir outros detalhes sobre as Casas Buri, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh!. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior