Como abrir uma pequena empresa?

Normalmente, as pessoas possuem muitas dúvidas antes de abrir uma pequena empresa. De certa forma, isso é bastante entendível, uma vez que essa atitude demanda informação, estudo e muito foco para levar um empreendimento adiante.

Por isso, no artigo de hoje, entenderemos três fatores que você deve levar em consideração para dar início à sua empresa. De modo simples, falaremos sobre modelo de negócio, público-alvo e o grande diferencial para obter um empreendimento de sucesso. Para ter acesso a todo o conteúdo da nossa conversa, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no youtube, para ficar sempre atualizado.

  • Construa um modelo de negócio

Como sabemos, todo cliente possui uma dor, um problema que precisa ser resolvido, seja através da contração de um produto ou de um serviço. Para que cumpramos com as expectativas do cliente e solucionemos o seu problema, é importante que a empresa pense em todas as suas áreas, atribuições, questões financeiras e administrativas. 

É justamente para isso que serve o Modelo de Negócio. Ele é capaz de favorecer a inovação e contribuir para aquisição de melhores resultados, buscando uma reflexão acerca de determinados segmentos de um empreendimento, a saber, segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com os seus clientes, fontes de receita, recursos principais, custos e parcerias. Como o Sebrae explica:

“Baseado em um quadro com blocos organizados, o Modelo de Negócio proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores reflitam a respeito de cada função da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados do empreendimento”

Além disso, existem diversos tipos de modelo de negócio. Dentre eles, há a franquia, que se trata de uma modalidade tradicional e mais comum, voltada para distribuição e venda de produtos ou serviços. A assinatura também é outro modelo de negócio muito conhecido. De modo simplificado, uma determinada empresa fornece produtos ou serviços a consumidores que realizam o pagamento por meio de uma taxa mensal ou até mesmo anual.  

Outro modelo, porém mais moderno que os anteriores, se trata do Freemium, que como o próprio nome remete, trata-se de um serviço disponibilizado no modo grátis e premium. Algumas plataformas de música, por exemplo, fazem parte desse modelo. Sua característica está em permitir ao usuário a liberdade de pagar ou não pela utilização do produto. Porém, ao optar por não pagar, o uso de algumas funcionalidades será limitado. 

Além dos já citados, há também os modelos Isca e Anzol, Marketplace, Negócios Sociais, Economia Colaborativa, dentre outros. Percebeu o número de possibilidades? Então, por que não começar agora a construir um modelo de negócio para a sua empresa?

  • Defina o público-alvo da sua empresa 

Definir o público-alvo da sua empresa também é outra importante atividade que deve ser desenvolvida ao dar início a uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Por isso, devemos sempre nos perguntar. Como podemos resolver os problemas de alguém se não soubermos de fato quem são essas pessoas? De todo modo, é importante que sejam realizadas pesquisas juntos com possíveis clientes e também com outras pessoas para que você chegue a uma definição de uma persona para o seu negócio. 

Talvez esse termo seja um pouco novo para você, mas uma persona nada mais é do que um personagem fictício que descreva ao máximo as características do seu principal perfil de cliente. Simplificando, imagina que a sua empresa é do ramo de tecnologia e desenvolve computadores para gamers. Ao realizar uma pesquisa com várias pessoas, você poderá descobrir, por exemplo, que meninos adolescentes, com 17 anos e moradores de São Paulo são as pessoas que mais compram os produtos da sua empresa.

Então, por meio de um conjunto de dados, a sua persona pode ser definida, por exemplo, como: João (nome fictício), 17 anos, morador do bairro Santa Cecília, em São Paulo, SP. Ele gosta de jogar vídeo-game, passa mais ou menos 8 horas por dia jogando e se interessa por instagrans de empresas que desenvolvam tecnologias voltadas para gamers. 

Sendo assim, será pensando nas características desta persona e em suas dificuldades, que a sua empresa desenvolverá suas campanhas de marketing, buscando a melhor linguagem para esse público, melhorias em produtos, investimento em outros equipamentos e tantas outras alterações que podem ser realizadas apenas observando quem é o seu público-alvo.  

  • Busque um diferencial para a sua empresa

Qualquer empreendimento que obteve sucesso teve de lidar com várias questões. Isso é fato. Muitos deles tiveram de passar por trâmites jurídicos, contábeis, administrativos, dentre tantos outros desafios. Por isso, é tão importante que a sua empresa busque por um planejamento prévio de ações, métodos e estratégias para não perder o foco do seu negócio. 

Sendo assim, a sua empresa precisa ser um diferencial naquele ramo. Busque novamente entender quais são as dores do seu cliente, como a sua empresa pode ajudá-lo, qual a melhor forma de contribuir para sua angústia e resoluções de problemas. Com esses questionamentos em mente e com disposição para pô-los em prática, a sua empresa conseguirá, de fato, se destacar no mercado.  

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Assista ao vídeo contido neste artigo, para entender mais sobre o assunto. Se você é empreendedor e precisa de ajuda para criar o seu posicionamento e gerar relevância online, entre em contato com a Younik. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Entrevista por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior