Como é feita uma novela?
Você sabe como uma novela é produzida? Sabe como os atores se preparam para atuar em frente às câmeras? O nosso papo de hoje é com o diretor e assistente de direção, Bruno Stuani, que nos conta um pouco sobre o mundo das telenovelas. Assista ao vídeo abaixo para ter acesso a todo o conteúdo da nossa conversa e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube, para ficar sempre atualizado.
Sobre o convidado
Bruno Stuani é um profissional com mais de 15 anos de experiência na área de Comunicação, atuando em pequenas e grandes empresas, tais como Record TV, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Grupo Bandeirantes de Comunicação (Band). Tem ampla experiência em teledramaturgia, contabilizando no currículo 14 novelas e 02 seriados infantis, programas de entretenimentos, produções de eventos, comerciais, reality shows e seriados.
Como funciona a produção de uma novela?
Como Bruno nos conta, o processo de produção de uma novela tem que levar em conta o orçamento total para a realização de todo o trabalho. A construção de um cenário, por exemplo, custa muito caro e muitas vezes é necessário aproveitá-lo para a produção de uma outra novela, por exemplo. Detalhes assim devem ser pensados, justamente para que haja economia nos gastos.
Sendo assim, há sempre a apresentação da novela e a aprovação por parte da emissora, tendo em vista vários fatores que tornam a produção viável ou não. Sendo aprovada, parte-se para a definição dos perfis dos personagens, seguida de testes e formação de elenco. Após isso, dá-se início às gravações, sua edição e exibição na tv. Obviamente, existem inúmeros outros detalhes que não são citados aqui, mas que também compõem a produção de uma novela.
Como ocorrem os ensaios de uma novela?
Bruno diz que a maioria das novelas do SBT, das quais participou da produção, eram gravadas geralmente à tarde, das 14h às 20h da noite. Isso acontecia porque a maioria dos atores do elenco eram crianças e estudavam pela manhã. Sobre os ensaios, normalmente, muitos preferiam ensaiar o seu texto em suas casas e chegar aos estúdios prontos para a gravação. Enquanto outros, optavam por ensaiar seus textos com os demais atores da cena.
Ele costuma dizer que os autores possuem três chances para gravar a cena. É comum que às vezes uma fala seja esquecida, ou que uma ação seja deixada de lado durante as gravações. Stuani também explica que muitas marcações de cena já vêm previstas no roteiro. Outras são orientadas pelo diretor ao decorrer da gravação.
Bruno também lembra que hoje em dia é ainda mais viável para o ator regravar alguma cena, sem muitos prejuízos. Isso tem a ver com a funcionalidade dos equipamentos modernos e da edição. Mas antigamente a realidade era outra. Era muito mais difícil retomar uma cena e gravá-la, uma vez que a maioria das novelas eram transmitidas ao vivo. Imagine só a dificuldade que era!
O que faz um assistente de direção?
O papel de Stuani está direcionado a acompanhar falas de atores, encaminhamentos de cena descritos no roteiro e ajudar o autor a relembrar discursos, ações e outras questões pertinentes ao texto. Porém não é isso. Um assistente de direção é o profissional que tem que estar por dentro de tudo o que está acontecendo no set de gravações.
Basicamente, o assistente de direção coordena todas as etapas e equipes que formam um set de filmagem para que ocorra da forma como foi planejada, evitando surpresas e atrasos. A todo momento, ele se comunica com os atores, lê o roteiro e repassa orientações aos figurantes. Além disso, é um ótimo caminho profissional para quem deseja ser diretor de novelas, filmes, séries e tudo mais.
Como é trabalhar com crianças?
Bruno conta que sempre tenta tratar as crianças da maneira mais séria possível, mas sem ser ríspido. Apesar de chamar a atenção quando necessário e falar o que tem de ser dito, ele trata tudo com um pouco mais de leveza, por se tratar de atores mirins.
Ele também lembra que no set há a presença de uma psicóloga que frequentemente intervém em possíveis conflitos, conversas paralelas ou situações do tipo. Além disso, ele também conta que muitas crianças chegam tímidas ao estúdio, mas depois de algum tempo contracenando, já se soltam e conseguem desempenhar melhor os seus papéis.
Quem acompanha o processo de edição?
Como o assistente de direção e o diretor de cena estão no set de gravação, quem acompanha a edição da novela? Bruno explica que a edição passa pelo diretor geral. Mas além dele, há um total de três diretores de cena que normalmente já preveem e direcionam esforços para diminuir o trabalho a ser realizado na edição. Normalmente esses três editores atuam juntos em cenas como eventos, casamentos e desastres.
Quais foram os momentos mais trágicos que você presenciou?
Stuani se recorda do dia em que a atriz Larissa Manoela caiu de cavalo, em uma gravação na cidade de Atibaia, em São Paulo. Repentinamente, o animal aumentou a sua velocidade e chocou-se em uma árvore, onde Larissa acabou se machucando. Logo após o acidente, a atriz foi levada para a Santa Casa da cidade e, em seguida, foi encaminhada para o Hospital Albert Einstein.
Ele conta que o momento foi de grande apreensão, até porque sua mãe não se encontrava no espaço onde tudo ocorreu. A atriz ficou afastada por alguns dias e algumas cenas já haviam sido gravadas enquanto outras contavam com a participação de uma dublê.
O que você recomenda para quem quer trabalhar com Televisão?
Para quem deseja atuar, Bruno recomenda o teatro, já que tem como papel central as diferentes formas de atuação. Ele também indica investir em cursos profissionalizantes e até mesmo cursos universitários. Além disso, diz ser importante que se assista a novelas e séries com grande frequência e que o trabalho do ator ou atriz preferidos sejam acompanhadas pelo iniciante na área.
Já para quem deseja atuar na produção, Stuani recomenda a realização de uma formação técnica e profissional na área, em cursos de cinema ou outras áreas do audiovisual.
Gostou da nossa entrevista de hoje? Assista ao vídeo contido neste artigo, para conhecer melhor todo o processo de produção de um filme e suas particularidades. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!
Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior