Como falar com um jornalista?

Como abordar um jornalista? Devo ceder ou não uma entrevista à imprensa? Quais os cuidados devo tomar estando diante de um repórter? Caso você também tenha feito as mesmas perguntas, te convidamos para conferir este artigo, completo e feito exclusivamente para você. Desejamos uma boa leitura!

Há quem diga que a propaganda é a alma de qualquer negócio, mas você já parou para pensar que, na verdade, é a comunicação que cria elo entre uma pessoa e outra? São as palavras, a entonação, o contexto, as expressões e todos os nossos atos comunicativos que formam a mensagem compartilhada na própria propaganda, por exemplo.

Na vida real não haveria de ser diferente. Toda empresa precisa investir em uma comunicação de qualidade, capaz de conectar pessoas. As próprias mídias sociais já têm demonstrado isso. Precisamos reconhecer o nosso público e utilizar canais e linguagens que estejam voltadas a ele. Só assim conseguiremos atingir quem realmente queremos. 

E quando o nosso interlocutor é a própria imprensa? O que devemos fazer? Qual linguagem que vou utilizar ao conversar com um jornalista? Como vou me comportar em uma entrevista? Devo me preocupar com o tema sobre o qual estou tratando? 

Para descobrir as respostas dessas perguntas, leia abaixo os pontos mais importantes que serão trabalhados durante o media training, pensando no seu contato direto com o profissional de imprensa. Vamos lá!

Pesquise sobre o jornalista e o órgão de imprensa em que ele trabalha 

Uma das primeiras dicas para conseguir falar com um jornalista é pesquisando sobre o profissional e a empresa em que atua. Assim, você terá uma visão mais ampla sobre o entrevistador e qual a sua área de cobertura: política, economia, negócios, dentre outras. Isso contribuirá tanto para o desenvolvimento da entrevista bem como para o planejamento das suas respostas.

Além disso, você também percebe qual o campo de interesse do jornal, o que te ajudará a manter uma lista de profissionais para futuras divulgações. O lado bom disso tudo é que jornalistas estão sempre à procura de novas pautas, e quanto mais o seu conteúdo estiver alinhado com os assuntos de preferência do órgão jornalístico, melhores serão as possibilidades de publicação. 

Estude para a entrevista e formule antecipadamente as respostas

Assim como o jornalista despendeu parte do seu tempo para preparar as perguntas a serem feitas na entrevista, da mesma forma é importante que o entrevistado também estude sobre o tema que será abordado na conversa e formule antecipadamente suas respostas. 

E talvez você esteja se questionando por que isso é tão importante. A resposta é que todo porta-voz deve planejar todas as suas entrevistas, já que essa ação diminuirá a incidência de falhas, de gafes, de vulnerabilidade e até mesmo de fake news. E o melhor: ainda vai te dar tempo para saber se você domina ou não determinado assunto. Lembre-se de que nunca é indicado falar sobre o que você não sabe.

Preocupe-se também com o conteúdo a ser publicado nas mídias digitais 

Não pense que cometer falhas acontece apenas no mundo da televisão ou do rádio. Até mesmo se você precisar conversar com um jornalista em uma live no Instagram, por exemplo, é muito importante que haja preparo, testes e sugestões de um profissional para se comunicar de forma cada vez mais clara e sem tropeços. 

Além disso, todo porta-voz deve sempre procurar pelo aprimoramento de sua capacidade comunicativa. É por meio da linguagem e da organização do pensamento que transmitimos nossas ideias, e nada disso é bem feito se não pensamos em comportamento corporal, expressivo e gesticular. 

De fato, tudo isso conta em uma entrevista, e muitas vezes o jornalista pode até descrever seus gestos, seus sinais de nervosismo, de apreensão e de descontrole, caso isso se torne importante para o contexto da notícia. Preste muita atenção!  

Treine e aprenda técnicas de comunicação com jornalistas 

Nada mais seguro do que aprender algum habilidade com quem já sabe e com quem utilizou técnicas de jornalismo ao longo de toda a sua vida, não é verdade? Nesses casos, jornalistas são sempre os profissionais mais indicados para treinamento. 

Por isso, é tão importante investir no media training. Esse processo de aprendizagem técnico e prático contribui não somente para a transmissão de uma mensagem mais profissional, detalhada e bem estruturada, mas também para outros detalhes que são diariamente exigidos pelo mercado midiático. 

Saber como se relacionar com a imprensa, como se tornar notícia ou fazer com o que seu negócio seja amplamente divulgado pelos meios de comunicação, qual a melhor linguagem a ser utilizada, como se comportar midiaticamente no meio digital e se tornar referência no mercado são alguns dos assuntos abordados no media training. Mas ainda tem muito mais a ser visto! 

E para te ajudar ainda mais na sua carreira profissional e no seu relacionamento com a mídia, recomendamos o Curso Mídia Training de Heródoto Barbeiro, para que você realize o seu sonho de se comunicar com eficiência e ser bem visto na mídia. Então, não perca tempo e corre lá para aprender tudo sobre a verdadeira arte de se comunicar. 

Esperamos que você tenha gostado dos conteúdos e que eles tenham sido bastante úteis para a sua vida profissional. Para ter acesso a mais conteúdos, continue acessando frequentemente o site e compartilhe conhecimento e informação com outras pessoas interessadas no nosso tema. 

Conteúdo e revisão: Jornalista Heródoto Barbeiro  e Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior