Como falar em público?

Como falar em público? Quais os segredos para uma boa oratória? Como melhorar a sua apresentação frente a outras pessoas? Para responder a essas três perguntas, hoje conversamos com o palestrante Paulo Ferreira, que é especialista no tema. Confira tudo sobre o assunto neste artigo!

Sobre o convidado

Como descrito em seu perfil no LinkedIn, Paulo Ferreira é preparador de palestrantes; consultor em desenvolvimento organizacional; colunista do The São Paulo Times, terapeuta transpessoal e autor publicado no Brasil, Europa e Estados Unidos. Voluntário do TEDx desde 2015, participou do TEDFEST NY; evento oficial organizado pelo TED para preparação de 500 voluntários e organizadores TEDx do mundo todo. 

Ele também é publicitário, roteirista, músico e compositor e fundou a Wasaby Innovation. Atuou como diretor de criação e conteúdo em TV, vídeo e passou por alguns dos mais importantes grupos de comunicação do Brasil (Talent, DPZ, Publicis e Grupo Total).

Para o empreendedor, é importante falar em público?

Ferreira inicia a nossa conversa dizendo que é importante para qualquer ser humano falar em público. Mesmo que muitos profissionais nunca tenham tido acesso a estudos de comunicação, por exemplo, em alguma parte da vida profissional precisará se comunicar bem.  

‘‘O empreendedor mesmo que ele não faça uma apresentação ou uma palestra para grande público, ele sempre vai precisar conduzir uma equipe, treinar pessoas, explicar produtos, propostas, então, falar em público é absolutamente crucial.

Qual o valor de uma boa comunicação?

Segundo o palestrante, o poder de uma comunicação está em ser entendido pelas outras pessoas. Embora muitas delas tenham várias ideias em suas mentes, muitas vezes, não sabem qual a melhor maneira de aplicá-las no mundo prático. Ou seja, é necessário pensar em algumas etapas que precedem a emissão de uma determinada mensagem, como avaliar se a sua mensagem está clara, organizada, coerente, e se você está focado ao emiti-la. Tudo isso te ajudará a fazer com que sua mensagem seja entendida por quem te escuta, sem problemas de comunicação. 

“Como é que você fala sobre ela? Você está pronto para falar sobre ela? Vai ter clareza, foco? Você vai conseguir falar de uma forma eficaz, ou seja, em poucos minutos? Porque quem vai te dar 5 horas para você explicar a sua ideia? Muito difícil! Saber se comunicar, saber falar, na verdade é saber colocar suas ideias no mundo.

Qual a importância da comunicação para as organizações?

Na grande parte das vezes, de acordo com Ferreira, o problema das organizações não está relacionado aos princípios éticos em si, mas geralmente se refere a um problema de comunicação: as pessoas passam a não se entender, não sabem quais são as demandas uns dos outros e o que está sendo solicitado. Por isso, a importância de se investir tempo e recursos na área comunicacional.    

Eu acho que mais da metade dos problemas que as pessoas pensam que tem, na verdade, elas não tem. O que elas têm é um problema de comunicação. Elas não estão entendendo o que é que o outro está pedindo, o que é que o outro está perguntando, não está entendendo a instrução que está sendo dada. Então, daí, derivam os problemas” 

Quais dicas você daria para quem quer melhorar a sua comunicação?

Paulo nos traz duas dicas que são aplicáveis e bastante interessantes. 

  • “Você fazer algo é o seu trabalho. Só que fazer algo não é o mesmo que falar sobre algo. Ou seja, não é porque você sabe fazer contabilidade que você saberá falar sobre contabilidade. Esta ponte entre uma coisa e outra é feita de reflexão. O fato de você ir trabalhar todo dia não quer dizer que você reflete sobre o que é o seu trabalho, sobre o porquê você faz o que você faz, sobre qual é o impacto do que você faz para as outras pessoas. Você só pode comunicar bem alguma coisa depois que você refletir sobre ela.
  • Você precisa saber aonde você quer chegar. Não dá para simplesmente ir falando, porque o tempo não basta. Todo o tempo do mundo não basta se você não sabe aonde você quer chegar. Então, o essencial é que você precisa saber exatamente aonde você quer chegar, porque aí você tem uma hierarquia para julgar os pedaços, as partes da sua mensagem.

Conte um pouco sobre o seu novo curso chamado Storytalks?

“Story Talks é uma junção muito interessante, porque a minha proposta era justamente unir storytelling, ou seja, a contação da história, às estruturas narrativas com o treinamento para fazer talks. O essencial é o seguinte: existem cursos, ou lições, professores das duas coisas separadas, mas não existe outro curso das duas coisas juntas. No meu curso, ensina-se a estruturar narrativa e modos de expressar essas narrativas. Exatamente, essa ideia do curso que tem sido fantástica. Tem sido um sucesso. Hoje, a gente já tem mais de 20 edições realizadas.”

E aí? Você ainda tem alguma dificuldade em falar em público? Você já teve algum problema de comunicação na empresa em que você trabalha? Invista já no seu poder comunicativo. E não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Entrevista por Fernando Vitolo

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior