Como fazer Marketing de Conteúdo?

O que é Marketing de Conteúdo? Como criar conteúdos realmente relevantes para a minha audiência? Bem, neste artigo, veremos informações relevantes sobre esse processo de marketing que já se tornou febre nas redes sociais. Confira! 

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Todos os leitores que acompanham a matéria do nosso site já sabem um pouquinho sobre o que é o marketing de conteúdo e porque colocá-lo em prática é tão importante nos dias de hoje, ainda mais se tratando do meio digital.

Porém a grande dúvida que surge é: como devo fazer marketing de conteúdo? Onde eu posso publicar os meus materiais? Qual a melhor rede social a ser ultimada? 

O que é Marketing de Conteúdo? 

Antes de mais nada, é importante lembrarmos o que é marketing de conteúdo. Conhecida como uma das práticas mais utilizadas ultimamente para gerar engajamento com o público de uma marca, gerar autoridade no assunto e, consequentemente, obter um maior número de vendas, o Marketing de Conteúdo tem como objetivo criar materiais informativos de relevância para educar o mercado. 

Para simplificar, trouxemos um exemplo. Sabe esse artigo que você está lendo neste exato momento? Pois é, ele se trata de um texto que tem como objetivo informar o leitor sobre determinado assunto e o tópico em discussão aqui é justamente o Marketing Digital. 

A partir desse artigo, muitas pessoas começarão a pôr em prática o que estamos ensinando e, a longo prazo, se sentirão ainda mais interessadas pelas outras matérias e, ao que se espera, também consumirão outros produtos desenvolvidos pelo Fernando Vitolo e pela Younik. Porém, o Marketing de Conteúdo vai além das vendas ou da geração de Lead. Veja por quê!

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Um dos maiores benefícios é o custo bem reduzido com publicidade, comparado a anúncios em grandes mídias, como, por exemplo: televisão, anúncio de jornal e rádio. Torna-se até mais barato quando comparamos com anúncios patrocinados em Facebook, Instagram, Youtube, Google Ads, por exemplo. E qual a razão disso? 

A ideia é que, de algum modo, as pessoas te encontrarão e elas irão te seguir de maneira orgânica, espontânea. Isso significa dizer que ela teve acesso a um de seus conteúdos bacanas, que a interessou. 

Como fazer um Marketing de Conteúdo realmente efetivo?

A primeira missão a ser realizada é publicar um conteúdo de valor que atraia pessoas e seus futuros clientes (o que em marketing chamamos de leads).  O principal objetivo é fazer com que elas se tornem interessadas no seu produto/serviço a partir do seu conteúdo. Ou seja, você vai se tornar uma referência e uma autoridade, ao mesmo tempo. 

Isso vai gerar reconhecimento pra você e para seu negócio, já que o Marketing de conteúdo entrega conteúdo de valor à sua audiência. Então, ela encontrará no seu site, livro ou podcast, exatamente o que está interessada.

Como definir meu público-alvo?

Vamos supor que você é uma cabeleireira que trabalha com cabelos loiros. Esse, com certeza, é um segmento muito bem definido. Então, imagine: quem é que vai pesquisar sobre esse tipo de conteúdo? Serão as mulheres morenas? Não! Certamente serão as loiras. 

Então, você já tem um público alvo muito bem definido. Neste caso, você poderá produzir um artigo a respeito disso. Você pode fazer um vídeo para YouTube, ou uma série de stories no seu Instagram falando sobre como manter e como cuidar do seu cabelo loiro na praia.

Qual rede social utilizar? 

Não há restrição sobre quais redes sociais utilizar. Porém, é preciso tomar o cuidado de adaptar o conteúdo pra cada rede social, pra cada lugar que você for publicar. 

“Igual eu comento com as pessoas: não dá pra você utilizar de maneira eficiente uma propaganda que foi feita pra passar na televisão aplicando lá no rádio, porque a televisão é áudio e visual, quando a gente vai pro rádio é só áudio”. 

O que sempre temos de fazer é realizar adaptações necessárias sempre se preocupando com qual canal será utilizado para as postagens. Além disso, você sempre tem que se perguntar: o que eu vou agregar de valor para as pessoas ali no dia a dia. E outro ponto é: o que elas querem saber?

Não adianta você falar sobre alguma coisa, que às vezes, as pessoas não querem saber a respeito, né? Ou seja, tem que ter procura.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, não perca tempo, entre logo em contato com a Younik e conheça também os nossos trabalhos. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo.          

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior