Como fazer marketing na construção civil?
Como o marketing pode ajudar o setor de construção civil? Qual a melhor linguagem a ser utilizada no mercado de construção? Como a comunicação é realizada neste setor comercial? Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, hoje vamos conversar com o coordenador de serviços ao mercado, Rodrigo Trevizani, que tem ampla experiência no setor de marketing em construção civil. Confira!
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Sobre o convidado!
Rodrigo Trevizani tem experiência de 10 anos em marketing e 12 anos na construção civil. Ele já trabalhou em multinacionais focadas em materiais de construção e hoje trabalha no segmento de tintas imobiliárias, também permeando setores de suporte de vendas.
Atua em prospecção, especificação e aplicação de produtos e serviços. Opera também no desenvolvimento de soluções e atendimento de pós-venda; fornecimento de suporte e capacitação para equipes comerciais.
Ele também possui a capacidade de realizar a interface técnica do mercado com a indústria e estuda o desenvolvimento de novos negócios e mercados, especialmente em novos produtos, ou reposicionamentos, agregando valor, reduzindo a sensibilidade de preço e se diferenciando da concorrência.
Qual a função do marketing na construção civil?
Rodrigo explica que muitas pessoas acabam entendendo o setor de marketing apenas como uma área de ação promocional, quando na verdade o marketing é muito mais que isso. A tradução desse nome para o português pode ser entendida como a própria noção de “mercado” que temos no Brasil e, se pudéssemos usar um neologismo, a palavra em português seria “mercadar”.
De modo simplificado, o setor de marketing trabalha com todas as interfaces da área interna e externa de uma empresa, dando suporte e ferramentas necessárias para que o time de vendas consiga fazer a melhor entrega. Para isso, são realizados alguns trabalhos, dentre eles:
- Pesquisa de mercado
- Estruturação de toda a área de argumentação e atributos
- Precificação
- Marketing de commodities
- Marketing de um produto com maior valor agregado
O coordenador de serviços ao mercado explica que sempre será feito marketing de commodities e de um produto de maior valor agregado dentro da construção civil. Segundo ele, fazer marketing de commodities é a parte mais difícil, já que os consumidores se lembram muito mais de marcas de relógios do que da marca de cimento que foi utilizada para a construção de sua casa. Neste caso, são pensados alguns componentes para o trabalho de marketing deste produto:
- Atributo
- Benefício
- Vantagem
- Canais corretos de divulgação e venda
- Público-alvo de uma determinada marca
Como as empresas entendem o marketing?
“ Cada empresa tem seu estágio de entendimento sobre marketing e opera de diferentes formas. Quando se fala, por exemplo, de pesquisa de mercado, de audiência, de teste cego de um produto, essas são as principais ferramentas do trabalho no setor de marketing. Mas um grande equívoco é que muitas empresas entendem ‘como fazer marketing’ e desconhecem ‘o que realmente é o marketing”.
Por isso, Rodrigo explica que há um desentendimento sobre o que seja o marketing, e muitas corporações acabam agindo por meio do imediatismo e entendendo o modo de fazer marketing como uma estratégia. Ele recomenda que a grande ideia é saber incorporar o Marketing numa amplitude bem maior.
Como é pensada a comunicação no mundo da construção civil?
“O meio mais efetivo para se comunicar com o mercado é por meio das interfaces entre a indústria e o usuário final, utilizando uma linguagem mais próxima ao consumidor e ocupando um espaço no cérebro desses clientes”.
Um bom exemplo de linguagem citada por Rodrigo é o uso do humor, já que essa linguagem mais simples consegue atingir pessoas que são dispersas, de baixo conhecimento técnico e até mesmo intelectual. Por isso, é bastante comum observarmos campanhas publicitárias do setor que usam de piada ou uma situação cômica em suas produções.
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Conteúdo por Fernando Vitolo.
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior