Como fazer o branding da sua empresa?

O que é branding? Como melhorar a identidade da minha marca? O que é identidade visual? Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, a nossa conversa de hoje será com a Estrategista de Marca, Daniella Rodrigues. Confira tudo sobre o assunto neste artigo!

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Conheça a nossa convidada! 

Daniella se define como uma pessoa pensante, falante e empreendedora, aos 40 anos. Ela se orgulha de ter direcionado sua carreira para o desenvolvimento de pessoas e negócios. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas e marketing, foi empreendendo que conseguiu ter a liberdade e as ferramentas que precisava para desenvolver uma metodologia completa, testada e validada para a estruturação de negócios e marcas.

Atualmente, ela atua como Estrategista de Branding ajudando mulheres empreendedoras a construírem negócios lucrativos alinhados com seus propósitos, e como Consultora de Treinamentos, onde teve o prazer de atender empresas como: Grupo Malwee, Paraná Banco, Banco do Brasil, Brmalls, Fiesc, Sesi, Elo entre outras.​ É graduada em Gestão de Negócios, com Especialização em Marketing, e Pós Graduação em Neurociências e Comportamento. Para conhecer mais o trabalho da estrategista, basta acessar o seu site oficial

O que é branding? 

Daniella explica que “branding” corresponde à gestão de uma marca em português. É todo o trabalho conceitual e prático realizado em torno da marca empresarial. A tarefa consiste em observar e propor ações sobre o universo intangível que sustente uma ideia de negócio: sua identidade, personalidade e identidade visual. 

Além disso, a gestão de marca também busca contar a história de uma empresa e encontrar o seu diferencial no mercado por meio da ressonância emocional. Ou seja, a empresa precisa ter a sua própria essência, ter propósitos bem estabelecidos e ser atrativa frente ao seu público. 

Existe diferença entre Marketing e Branding? 

Existe, sim, uma diferença entre os dois conceitos. Apesar de ambos serem entendidos como modelos de gestão, o Marketing visa o ganho de mercado através da necessidade de um determinado cliente ou público-alvo. Para solucionar a dor do cliente, o marketing desenvolve estratégias para a venda de produtos que atendam diretamente à demanda de mercado de uma certa empresa. 

Já o Branding tem como objetivo gerar valor para a marca a partir de atributos intangíveis. Um bom exemplo é a utilização de aspectos emocionais para se diferenciar no mercado, por exemplo. O uso das cores, da linguagem, dos canais de venda e de outros elementos também são fatores importantes para um bom posicionamento mercadológico. Na nossa conversa, Daniella enfatiza que se o branding gera valor para a marca, o ganho de mercado e a venda são apenas consequências desse trabalho.

Como funciona o seu trabalho? 

Rodrigues explica que há dois grandes processos desempenhados na gestão de marcas:

  • Diagnóstico 

O diagnóstico é a primeira ação a ser tomada. Ele propõe uma análise dos contextos internos e externos da empresa e busca entender o momento atual da empresa, o que ela tem a oferecer aos seus clientes, qual o seu propósito empresarial e quais transformações podem ser realizadas na vida dos consumidores.

Também nesse primeiro processo, são feitos um mapeamento de público e uma análise  SWOT para encontrar as forças, as fraquezas, as oportunidades e os desafios de uma corporação. Achou estranho o nome dessa análise? Veja a tradução de cada letra abaixo:

S – Strengths (Forças)

W – Weaknesses (Fraquezas)

O – Opportunities (Oportunidades)

T – Threats (Desafios ou ameaças)

Basicamente, a análise SWOT ou FOFA é uma técnica de planejamento estratégico que auxilia pessoas e organizações a identificar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, tanto observando fatores internos quanto externos.

  • Construção da marca 

Já o segundo passo do trabalho consiste na construção da marca propriamente dita. Neste momento, a estrategista encontrará os diferenciais intangíveis que darão reconhecimento e valor à marca empresarial.

Uma identidade é criada a partir de valores, nome da empresa e de uma identidade visual consistente. Também é pensada a construção da imagem da empresa, tendo como diferencial a ação de comunicar com intenção, buscando a linguagem mais apropriada ao público-alvo. Daniela conta que às vezes os clientes acham que vão perder clientes ao definir um público e, por isso, ela explica:

“Neste momento, eu gosto de usar uma ilustração: vamos imaginar o mercado como uma pizza inteira. Nela, encontramos pessoas de todas as idades, comportamentos e interesses bem diferentes uns dos outros. Mas quando eu resolvo me posicionar no mercado, eu acabo escolhendo um nicho. Ou seja, eu escolhi uma fatia menor e dentro dessa fatia, eu encontro pessoas com interesses comuns, o que me permite ter uma autoridade e uma linguagem mais assertiva para esses clientes”. 

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, não perca tempo, entre logo em contato com a Younik e conheça também os nossos trabalhos. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo.          

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior