Como melhorar a comunicação?

Você deseja melhorar a sua comunicação dentro da sua empresa? Quer se destacar no mercado de trabalho, aprimorando a sua fala e escrita? Neste artigo, você terá acesso às melhores dicas do Jornalista Heródoto Barbeiro sobre o assunto. Confira! 

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Por que a comunicação é tão importante para as empresas? 

Como explica Heródoto, toda empresa deve ter um profissional responsável pela comunicação. Por outro lado, as corporações só se deram conta da importância da comunicação institucional no final do século XX. 

Então o entendimento passou a ser o seguinte: se a minha companhia não se comunica bem com o seu público, que está cada vez mais exigente, haverá um grande impacto nos negócios consequentemente.

Neste sentido, a fim de possibilitar um contato mais direto com o seu público e até mesmo minimizar os ruídos internos, elas passaram a criar departamentos de comunicação, ou, de maneira mais específica, um setor de assessoria de imprensa.

O papel desse setor é justamente o de conectar empresas à imprensa, publicando novidades, produtos, projetos, dentre outras realizações da corporação. Pensando exclusivamente em melhorar a comunicação de porta-vozes, Heródoto Barbeiro lançou um Curso Comunicar para Chegar Lá e que pode ser realizado no conforto da sua casa, via internet.     

Como desenvolver uma boa comunicação?

A primeira dica do jornalista é treinar bastante. A comunicação, assim como qualquer outra atividade humana, precisa estar em constante aperfeiçoamento. Desse modo, vale a pena dedicar algumas horas do seu dia para treinar, gravando vídeos, regravando, lendo textos, cuidando da sua voz, dentre outras formas de treinamento. 

Para o jornalista, o ato de ensinar também contribui para o aprimoramento comunicativo, uma vez que você repassa conhecimento de modo que o interlocutor compreenda da mesma maneira como o assunto está sendo repassado. Francamente, não é uma atividade simples e, por isso, requer bastante estudo, treinamento, disponibilidade de tempo, investimento, entre outros fatores igualmente importantes.

Por que é tão importante saber com quem estou me comunicando?

A comunicação é uma via de mão dupla e a etimologia da palavra vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferência. Ou seja, comunicar trata-se de ceder informações, mas também de concebê-las, o que torna o diálogo possível. 

Neste sentido, para que um profissional se comunique bem e de maneira assertiva, é preciso conhecer o seu interlocutor. Assim, será possível utilizar a linguagem mais próxima ao que a outra pessoa está acostumada, a entender se ela entende termos mais complexos ou não, assim por diante. 

Além do mais, a comunicação não pode ser algo mecânico e robotizado. As pessoas estão cada vez mais atentas ao modo como as empresas se comunicam com sua audiência. Tanto nas redes sociais, quanto na vida real, os consumidores exigem um atendimento digno, respostas rápidas e uma comunicação ainda mais inclusiva. 

Por isso, é preciso observar a importância de melhorar a sua comunicação no mundo corporativo, para que a sua empresa esteja cada vez mais alinhada com as expectativas do seu cliente. Então, caso queira descobrir outros detalhes de uma ótima comunicação, confira o Curso Comunicar para Chegar Lá e saiba tudo sobre o mundo da comunicação empresarial. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro           

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior