Como perder o medo de falar em público?

Quais são os segredos para falar bem em público? Você tem medo de se expor em uma palestra, conferência ou uma reunião com todos os funcionários da empresa? Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, a nossa conversa de hoje será com Paulo Ferreira, que é especialista no tema. 

Para ter acesso a todo o conteúdo sobre o tema, assista também ao vídeo abaixo, e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado.

Conheça o nosso convidado!

Como descrito em seu perfil no LinkedIn, Paulo Ferreira é preparador de palestrantes; consultor em desenvolvimento organizacional; colunista do The São Paulo Times, terapeuta transpessoal e autor publicado no Brasil, Europa e Estados Unidos. Voluntário do TEDx desde 2015, participou do TEDFEST NY; evento oficial organizado pelo TED para preparação de 500 voluntários e organizadores TEDx do mundo todo. 

Ele também é publicitário, roteirista, músico e compositor e fundou a Wasaby Innovation. Atuou como diretor de criação e conteúdo em TV, vídeo e passou por alguns dos mais importantes grupos de comunicação do Brasil (Talent, DPZ, Publicis e Grupo Total).

Por que as pessoas têm medo de falar em público? 

Há muitas respostas para essa pergunta. Primeiramente, isso acontece porque cada situação gera um tipo de medo e sensação na pessoa que está sendo exposta ao público. Quando se trata do ambiente de trabalho, por exemplo, o profissional pode ter medo de falar a muitas pessoas simplesmente por questionar o efeito negativo da sua exposição naquele espaço. Em outros casos, o colaborador pode se sentir muito mais exposto em público do que nos dias normais de trabalho.

Porém, nem sempre a exposição evidencia algum risco profissional como imaginado muitas vezes pelos profissionais. Geralmente, o que acontece é que a timidez pode gerar um certo desconforto e outros sentimentos negativos em quem deseja falar em público, mas tem medo.

É importante lembrar que a timidez não torna uma pessoa menos profissional ou menos competente. Às vezes, pode acontecer justamente o contrário: o colaborador pode ser muito responsável, criativo e realizar um bom trabalho, mas naturalmente ele não se sente tão confortável ao se expor em público.

Qual seria a sugestão para quem ainda tem medo de se expor?

Paulo conta que o primeiro passo é deixar de lado um pensamento bastante comum das pessoas que temem falar publicamente. Na maior parte das vezes, elas pensam: “O que vão achar de mim?”. Você também já se fez esse mesmo tipo de pergunta? Pois é, é algo muito recorrente. 

O preparador explica que ninguém vai a uma palestra somente porque você é o palestrante do dia. Na verdade, as pessoas estão à procura de conteúdo de valor, que as ensine alguma lição, competências e habilidades. 

Por isso, em vez de se questionar sobre a sua personalidade e temer o que as pessoas podem achar de você, busque estar mais preparado, confiante e capaz de entregar um conteúdo de qualidade, rico em valor. Tenha em mente que você está naquele lugar de destaque para servir ao público, e não o contrário. É você quem está entregando algo a essas pessoas que te assistem. 

Como trabalhar com as críticas que recebemos?

Mais uma vez, voltamos ao que estávamos dizendo: imagine que você está ocupando lugar diferenciado, como um palco de um auditório, e você deve se preocupar em preparar um conteúdo sério, responsável e verídico. Quando estamos mais comprometidos com o que nos propomos a fazer e nos preparamos bem para isso, o volume de críticas diminui bastante.

É bom lembrar que o palestrante deve ter sempre cuidado com assuntos polêmicos. Sem sombra de dúvidas, esse tipo de abordagem apresentará muitas críticas bastante diferentes de uma pessoa para outra. Tome muito cuidado! 

Quais os passos seguir para a produção de um conteúdo de valor?

Em primeiro lugar, é preciso desenhar o assunto que será tratado na sua apresentação, tendo muito cuidado com os temas e falando somente sobre o que você domina e entende muito bem. Em segundo lugar, deve-se ter cuidado ao abrir espaço para perguntas durante a palestra. Infelizmente, muitas pessoas má intencionadas podem querer se autopromover durante uma fala. 

Além disso, não busque ser um novato tentando improvisar. Na maior parte das vezes, a improvisação é muito melhor feita por quem já entende bastante do assunto e está acostumado a se expor publicamente. 

Para aquelas pessoas que desejam assumir um cargo de liderança e ainda tem medo de falar em público, a dica aqui é buscar melhorias na sua comunicação, falando cada vez mais claro, com competência e propriedade.

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, não perca tempo, entre logo em contato com a Younik e conheça também os nossos trabalhos. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Contato do Paulo Ferreira

www.storytalks.com.br
paulo@storytalks.com.br

Conteúdo por Fernando Vitolo.          

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior