Como trabalhar a iluminação de vídeos feitos com celular?
Você está buscando formas de melhorar a iluminação dos seus vídeos? Quer conhecer equipamentos essenciais para uma melhor gravação? No artigo de hoje, vamos falar exatamente sobre isso.
Neste tempo em que muita gente está trabalhando em casa, tornou-se ainda mais necessário se equipar tecnologicamente. Para aquelas pessoas que trabalham com vídeo, isso é ainda mais importante: pensar na qualidade, no áudio, no plano de fundo e, sobretudo, na iluminação. Isso porque a luz é um dos principais fatores para que você consiga produzir vídeos de alta qualidade.
A luz natural pode ser a sua grande aliada
Nós começamos o artigo falando sobre equipamentos, não é verdade? Porém, temos de te dizer que a luz natural pode dar um ótimo efeito para as suas gravações, desde que seja suficiente. Ou seja, é legal gravar próximo a uma janela com entrada de luz abundante ou até mesmo na varanda da sua casa, lembrando apenas de utilizar um microfone com redutor de ruídos externos ou gravar em outros locais iluminados, mas menos barulhentos.
O grande efeito produzido por uma luz natural é o que chamamos de Keylight (que é a luz principal) e a Softlight (que chamamos por luz difusa). No vídeo no começo deste artigo, é explicado cada detalhe deste efeito. Confira!
“As duas servem para a gente dar um ar de naturalidade. Então, por exemplo, no vídeo do Bruno, ele está gravando na sala da casa dele. Do lado em que a luz está mais forte, é a luz que vem da varanda. Do outro lado, a luz já está mais fraca e pegando apenas a luz que está sendo refletida na parede.”
Indicamos o uso de uma luz contínua para as suas gravações
A primeira fonte de luz que indicamos para você é a Iluminação LED Estúdio. No link, você pode conferir as especificações do produto e seu preço. Basicamente, a luz contínua serve especialmente para vídeos. Diferente de um flash que está mais ligado a fotos. Veja a descrição do produto abaixo:
‘‘ O LNX 325 da Lunix é um novo conceito em iluminação de estúdio, concebido para atender todos os tipos de produções, desde os pequenos amadores até os mais exigentes. É uma peça versátil e simples de operar. Atende com excelência as suas necessidades de foto e vídeo em estúdio. O iluminador possui três cores de operação: Branco frio (6000K), branco morno (4500K) e branco quente (3000K). Ou seja, para qualquer necessidade, o iluminador se adapta perfeitamente às condições de iluminação desejadas. O iluminador alterna entre as três cores sucessivamente. Sua iluminação aberta com 150°, e homogênea (difusa), fornece uma luz totalmente distribuída, não tendo aquele efeito de “facho de lanterna” como os iluminadores existentes hoje no mercado. Ou seja, seu vídeo ou foto, terão uma iluminação por igual, não apenas centralizada.”
Indicamos uma Ring Light de mesa: agora bastante popular no Brasil
Outro equipamento que indicamos bastante é a aquisição de uma Ring Light. Apesar de ser mais usada para maquiagem, é uma fonte de luz ideal para os seus vídeos caseiros. A única ressalva é que ela emite um reflexo circular aos olhos e isso pode incomodar algumas pessoas ou chamar muita atenção. Mas vale a pena conferir.
“Acompanha adaptador móvel, anel de Luz LED de 26 cm, suporte para celular e tripé super fixador”.
Não tem dinheiro? E por que não utilizar o abajur da sua casa?
É isso mesmo. Às vezes não temos aquela grana para adquirir um novo equipamento. Enquanto isso, a dica que damos aqui é usar abajures para a iluminação dos seus vídeos. A depender da qualidade de luz necessária, você pode agrupar mais de um abajur e dar aquele efeito legal para a sua gravação. No vídeo, mostro como tudo ficou.
Gostou do nosso artigo de hoje? Então, aproveite e se inscreva no nosso canal no YouTube e não perca tempo nenhuma das nossas publicações.
Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior