Como validar uma ideia de negócio?

Como encontrar o público certo da minha empresa? Como fazer uma pesquisa de mercado? Quais os passos para validar um produto ou serviço da minha empresa?  Pensando em sanar algumas dessas dúvidas, hoje vamos conversar com Taty Sales, empreendedora e CEO da empresa TS CONSULT – ASSESSORIA E TREINAMENTOS.

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Sobre a convidada!

Aos 22 anos, Taty Sales teve a sua primeira oportunidade de trabalho como professora de Administração no SENAI, logo após concluir a graduação. Essa fase contribuiu muito com seu crescimento profissional onde pôde ensinar gestão, empreendedorismo e inovação aos meus alunos. Essa jornada evoluiu enquanto ela assumia a Gestão de Projetos da unidade em que trabalhou, fortalecendo o processo de inovação na sua carreira.

Em seguida, cursou Mestrado Acadêmico em Administração e seguiu empreendendo. Casou-se e foi direcionada rumo a novos desafios pessoais e profissionais em São Paulo, a cidade que não dorme e que nos presenteia de grandes oportunidades. Portas abriram-se em grandes empresas como SEBRAE SP, atuando e retomando o cruzamento das duas bases de sua formação.

Invista na validação da sua ideia

Taty explica que, antes de investir tempo e dinheiro em um negócio, é preciso que o empreendedor valide a ideia do seu produto ou serviço que estará disponível no mercado. E para isso, é preciso que os donos do negócio estejam atentos ao processo de validação. 

A partir de um planejamento para validação, o empreendedor consegue não somente tirar suas próprias dúvidas em relação ao mercado, mas também contribuir para que os consumidores sanem possíveis dúvidas. Esse processo tem como objetivo encontrar o seu nicho de mercado e encontrar pessoas que se interessem pelo produto.

Conheça os 5 passos para validar o seu produto 

Passo 1 – Em primeiro lugar, é preciso definir qual o problema que o seu produto ou serviço busca resolver. Você deve ter em mente que cada consumidor tem uma necessidade, um problema, uma dificuldade e busca caminhos viáveis para solucioná-las. Por isso, é importante saber que tipo de dor a sua empresa pode resolver na vida de seus clientes.

Passo 2 – A próxima ação a ser tomada é reconhecer o público alvo da sua empresa, ou seja, as pessoas que realmente desejam comprar os seus produtos e pagar pelos os seus serviços. 

Passo 3 – Para conhecer bem o seu público, é preciso realizar conversas com os possíveis consumidores, entender o processo de consumo, as dores dos clientes, os benefícios que eles terão ao comprar o seu produto, os canais de venda que você irá utilizar e, ainda assim, a criação de um roteiro para dar seguimento ao processo de validação.

Passo 4 – Logo após, tomando como base os resultados das suas pesquisas, é possível criar um MPV (Mínimo Produto Viável), que possibilita ao empreendedor conhecer bem o seu cliente, realizar ajustes da sua ideia e continuar os processos de teste. Ainda falaremos sobre o MPV ao longo deste artigo. 

Passo 5 – Por fim, é realizado o lançamento do produto no mercado e, durante todo processo de comercialização, também devem ser feitas pesquisas de mercado para aprimorar ainda mais os seus serviços.

O que é MPV e para que serve? 

Caso você seja adepto ao empreendedorismo, é muito importante que você conheça o MPV. No contexto de startups, ele é uma realidade cada vez mais presente. Sendo assim, de modo bem simples, um produto viável mínimo trata-se da versão inicial de um produto. Esse modelo, ou protótipo, pode ser lançado com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.

O MPV funciona a partir de testes práticos para desenvolver o produto ideal e a empresa recebe feedbacks constantes dos usuários para contribuir para com o aprimoramento de suas ideias. 

Curtiu o assunto de hoje? Por isso, esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, não perca tempo, entre logo em contato com a Younik e conheça também os nossos trabalhos. Não se esqueça: empreenda, invista e mude sua vida!

Conteúdo por Fernando Vitolo.          

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior