Devo usar um perfil pessoal ou comercial nas redes sociais?

Você já ficou em dúvida entre usar a sua conta pessoal ou comercial para divulgar os seus produtos ou serviços? Não sabe qual delas traz mais engajamento? Pensando justamente em te ajudar a encontrar um caminho para solucionar essa dúvida, hoje conversaremos sobre “B2B” E “B2C”. Leia o artigo e assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre esse tema.

Qual a diferença entre B2B e B2C?

Para que a gente entenda a diferença entre um termo e outro é necessário saber os seus significados. Basicamente, o B2B (Business to Business) é uma expressão utilizada para se referir a empresas ou corporações que prestam serviço ou vendem produtos para outras empresas. Já o B2C (Business to Consumer) é a relação comercial estabelecida entre empresas e consumidores finais. 

Como exemplo, temos a Cola Cola que opera, em grande parte, a partir do B2B. Isto é, a Cola-Cola geralmente desenvolve suas propagandas e outras comunicações voltadas para outras empresas que vão comprar os seus produtos e comercializar com consumidores finais. Já a relação entre essas empresas que revendem os produtos da Coca Cola e os seus clientes é considerada uma relação B2C. 

Portanto, o que diferencia as duas práticas é o público-alvo de cada uma delas. Enquanto o B2B utiliza de estratégias de marketing para se comunicar com outras empresas, buscando por redução de custos, aumento de lucros e geração de leads, o B2C terá consumidores e potenciais clientes como destinatários finais. 

O que isso tem a ver com uma conta pessoal ou comercial? 

É fato que as pessoas estão cansadas de receberem respostas padronizadas para as suas dúvidas e questionamentos. Ainda hoje, muitas empresas não buscaram alternativas viáveis para se aproximar dos seus clientes e individualizar o atendimento. Consequentemente, torna-se cada vez mais necessárias ações que visem a empatia, o respeito ao consumidor e a solução de problemas especializada para cada cliente. 

Pensando no B2C, as estratégias de marketing dessa prática são as melhores para empresas que têm consumidores finais como público-alvo. Ao criar uma conta pessoal para divulgação, por exemplo, você acaba por estreitar vínculo com o seu cliente, em vez de utilizar o CNPJ como meio para resolução de problemas.

Por que uma conta pessoal pode contribuir com a minha empresa?

A primeira questão está relacionada ao engajamento obtido a partir de uma conta pessoal. Seja no Facebook, Instagram ou Twitter, dados já mostram que contas pessoais são capazes de gerar maior visibilidade nas redes. A regra é simples e está relacionada ao tempo que você passa nas redes, às pessoas que te seguem, às publicações com as quais você interage e até mesmo com o número de informações que são disponibilizadas em um perfil pessoal.

Outro fator trata-se da dificuldade em manter diferentes contas ativas. Ainda que você crie uma conta que seja apenas profissional, os seus clientes vão buscar pela sua conta pessoal, pois também querem ser vistos, respondidos e interagir com as suas publicações. O que, de fato, salientamos é que ter apenas uma conta pessoal agilizará o tempo de investimento, atualização e postagem de conteúdos. 

Além disso, ter uma conta pessoal não significa que necessariamente você terá que expor a sua vida nas redes sociais. Ao contrário do que se convencionou entender de redes sociais, elas também podem ser locais úteis para compartilharmos informações profissionais, notícias, gerar conteúdo de qualidade e estabelecer uma relação mais próxima com nossos clientes – sem deixar o profissionalismo de lado. 

Como separar a vida profissional da vida pessoal?

Não existe vida profissional ou vida pessoal. O que existe é uma vida real, onde o sujeito transita em dois mundos diferentes, mas sem perder a sua essência enquanto pessoa. Parece algo muito filosófico ou psicológico, mas, de fato, você é a mesma pessoa dentro e fora da sua empresa. Alguns detalhes, como comportamento e vestuário, podem ser alterados ao decorrer do dia, porém você continua sendo a mesma pessoa. 

Por isso, não faz muito sentido querermos separar a nossa atuação nas redes sociais apenas para gerar uma diferenciação entre a “pessoa” e o “empresário(a)”. Isso, em tese, não contribui para a sua empresa. Ao contrário, quanto mais real e mais coeso for o profissional nas redes sociais, mas será a credibilidade repassada ao consumidor.  

Indicação de livro: “A arte de ler mentes”

Existe um livro muito interessante que trata sobre como é possível se comunicar melhor, observando gestos, falas e abordagens humanas. Ele, com certeza, contribuirá para a comunicação com os seus clientes, com outros empresários e até mesmo com pessoas comuns do seu dia a dia. O livro é do autor Henrik Fexeus e tem como descrição a seguinte frase: 

A arte de ler mentes ensina como identificar os pensamentos de uma pessoa por meio das nuances do tom de voz, das palavras escolhidas, da mudança de postura, dos movimentos oculares, do tempo de fala e do ritmo da respiração. Aprenda a fazer amigos, evitar mal-entendidos e a conquistar uma vida plena e bem-sucedida com este fascinante e completo manual.

Gostou do nosso artigo de hoje? Não perca tempo e tenha acesso também ao nosso vídeo completo, no início deste artigo. E não se esqueça: Empreenda, invista e mude a sua vida. 

Entrevista por Fernando Vitolo 

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior