Diafragma

Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a página e aproveitar essa grande oportunidade. 

Você sabe o que é o diafragma e como ele funciona em uma câmera fotográfica? Nesta décima aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto. No vídeo no começo do artigo, também é possível encontrar  mais informações acerca desse mesmo tema.

O QUE É O DIAFRAGMA NA FOTOGRAFIA?

Com função semelhante à pupila do olho humano, o diafragma controla a entrada de luminosidade no interior da lente de uma câmera. Além disso, o diafragma também possibilita ao fotógrafo aumentar ou diminuir a profundidade de campo da fotografia. Na próxima aula, trataremos melhor esse último assunto. 

É importante lembrar também que o diafragma não está localizado no interior da câmera fotográfica, mas sim dentro da sua lente, como explicamos acima. 

POR QUE DEVO ENTENDER COMO MANUSEAR O DIAFRAGMA?

Em outras aulas, foi explicado que o segredo para fazer uma boa fotografia seria fazer saber controlar a quantidade de luz que adentra as lentes de uma câmera. Por isso, é tão importante estudar sobre o diafragma e sua importância para melhorar a qualidade de suas fotografias. 

Para isso, também é importante que saibamos ajustar o ISO da nossa câmera e seu obturador, a fim de reduzir ou aumentar a entrada de luz. Ao configurá-los, é possível minimizar a granulação das nossas fotos, tornando-as mais limpas e aprimorar o foco, dando a ela mais nitidez e menor ou mais profundidade de campo.  

QUANTO MENOR O DIAFRAGMA MAIOR SERÁ A ENTRADA DE LUZ 

Toda lente informa o valor do seu diafragma, representado pela letra “F” (como exemplo, F/16, F/11, F/8). Quanto menor  o diafragma, maior será a sua abertura e, consequentemente, maior também será a entrada de luz no interior da lente. 

De modo prático, o diafragma de número 3.5 tem uma abertura maior que o diafragma de valor 8. Ou seja, o primeiro diafragma consegue captar mais luz do ambiente, enquanto o segundo tem uma abrangência de luminosidade reduzida. Além disso, a abertura do diafragma também influenciará sobre o foco e a profundidade de campo, que explicaremos na aula seguinte. 

Por isso, não deixe de conferir e se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. Fique sempre por dentro das novidades!

Aula e conteúdo por Fernando Vitolo 

Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior