Dicas para lives mais impactantes
Você tem feito muitas lives durante a pandemia? Quer torná-las impactantes para que mais pessoas te assistam? Por isso, hoje nós vamos conversar com Bruno Scartozzoni sobre 5 dicas para tornar as suas transmissões mais interessantes para o seu público. Leia a entrevista a seguir e assista ao vídeo abaixo para ficar ainda mais por dentro do assunto.
Sobre Bruno Scartozzoni
Bruno Scartozzoni é pioneiro do storytelling corporativo no Brasil, fundador da StoryTalks, palestrante internacional e escritor.
Dica 1 – Prepare a sua apresentação, antes de iniciar a live
Um dos primeiros passos que devemos seguir, ao realizar uma live, é pensar em qual será a mensagem transmitida. Como vou iniciar a minha live? Como meu roteiro será organizado?
Uma das perguntas feitas a Bruno, por exemplo, foi em relação à diferença entre falar no meio físico e no meio digital. Segundo ele, a única diferença é a facilidade do apresentador em saber se comunicar em ambos os ambientes. Com certeza, em uma apresentação física, os gestos e postura contam muito. Porém, no meio digital, também se faz importante sermos mais espontâneos e que seja permitida a fala ou intervenções por parte de quem nos assiste, seja por comentários ou qualquer outro modo.
“Não gosto quando uma pessoa faz uma apresentação em uma live de forma monótona. Por isso, eu sempre estou gesticulando. Isso torna a conversa mais interessante”.
Dica 2 – Deixe os seus slides atraente aos olhos de quem vê
Um dos erros mais comuns cometidos por quem prepara slides é enchê-lo de informações indiscriminadamente. Ao fazermos isso, estamos dando mais atenção ao que está na tela do que em nós, que somos os apresentadores. A grande sacada aqui é tornar o seu slide um apoio visual, ou seja, um suporte para lembrar do tema a ser tratado no momento, expor alguma imagem-exemplo do assunto discutido e também reproduzir algum vídeo ou arquivo sonoro necessário.
Dica 3 – Pense nas cores, nas fontes e nas imagens da sua apresentação
É muito importante que pensemos em alguns aspectos visuais ao criar o nosso slide. A cor é uma das características mais importantes de qualquer apresentação. Ela pode demonstrar seriedade (utilizando tons mais escuros, por exemplo), mais leveza (ao optar por cores mais claras) e até mesmo mais ousadas (como um rosa, roxo ou qualquer outro tom mais extravagante). Uma dica muito boa é ler sobre a “psicologia das cores”, que se trata de um estudo que demonstra como nosso cérebro interpreta as cores e as transforma em emoções. Vale muito a pena dar uma pesquisada na internet!
Dica 4- Entenda que imprevistos sempre acontecem
Sabe aqueles vídeos que circulam na internet de pessoas estudando ou trabalhando em casa e, de repente, aparece um animal de estimação fazendo alguma estripulia? Pois é, parece coisa apenas da internet, mas que na verdade acontece com muitas pessoas, ainda mais quando elas estão ao vivo, como em uma live.
O importante aqui é saber brincar com o momento. De nada adiantará demonstrar nervosismo, raiva ou vergonha. Isso pode prejudicar a sua apresentação. Saber lidar com o momento vai te ajudar a concentrar a atenção do seu interlocutor, logo em seguida, no assunto principal que é o tema da sua transmissão. Lembre-se sempre disso!
Dica 5 – Cuidado com os testes ao vivo
Antes de realmente darmos início à nossa transmissão é importante checar tudo: áudio, vídeo, estabilidade da internet, carga do celular ou do notebook e se o seu slide está abrindo direitinho. Isso porque, em muitas lives, acontece de o apresentador ter de lidar com problemas de instabilidade a todo momento, o que desmotiva quem está assistindo.
Como dissemos, é normal que algo aconteça e atrapalhe por poucos segundos a sua apresentação. Mas a questão é quando esse problema perdura por uma grande quantidade de tempo e às vezes pode até levar ao término antecipado da live. Por isso, confira tudo antes de iniciar a sua conversa.
Espero que as dicas de hoje tenham te ajudado e, lembrando, não perca tempo e assista ao vídeo completo, no início deste artigo. Não se esqueça: Empreenda, invista e mude a sua vida.
Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior