DKW-Vemag
Você já ouviu falar na DKW-Vemag? No quinto episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre um dos automóveis brasileiros mais famosos da DKW, uma fábrica de carros alemã. O conteúdo está imperdível. Confira!
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Afinal, o que era a DKW?
Antes de tudo, vale a pena explicar o significado do nome DKW, considerada uma marca histórica de automóveis e de motocicletas, que também chegou a fabricar carros no Brasil, como, por exemplo, a DKW-Vemag, assunto principal deste artigo.
Em território brasileiro, a DKW tornou-se conhecida popularmente como “DKW”, porque o “W” tem som de “V” em alemão. A fábrica alemã foi fundada no ano de 1916, pelo engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen. Mas, devido ao contexto da Grande Depressão, se uniu às fábricas: a Audi, a Horch e a Wanderer, formando a Auto Union.
O que foi a DKW-Vemag?
Muito popular antigamente, a Vemaguet se caracteriza como um automóvel brasileiro produzido pela DKW. Ele foi produzido no Brasil com a permissão da fábrica alemã durante os anos 1958 e 1967.
Desse último modelo, houve o surgimento de dois derivados mais populares, conhecidos como Caiçara e a Pracinha. No todo, a DKW produziu 55692 unidades, onde 47769 unidades eram do modelo Vemaguet, 1173 unidades eram da Caiçara e 6750 unidades foram da Pracinha.
Curiosidades da DKW-Vemag
Até meados de 1963, as portas dianteiras do carro eram abertas ao contrário, da frente para trás, no sentido do conforto. Por esse motivo, o carro acabou sendo chamado de “suicidas”, como os americanos costumam chamar carros deste tipo.
Já em 1964, as portas do veículo sofreram alterações e passaram a ter a forma tradicional de abertura, de trás para frente, a favor da segurança.
É importante lembrar que as configurações técnicas do carro são quase as mesmas de todos os modelos da série Vemaguet (no que se incluem a Caiçara e a Pracinha). As únicas diferenças que podemos notar tratam-se do motor e da instalação de equipamentos elétricos.
Já em relação ao tanque de combustível, o carro tinha uma capacidade para quase 45 litros, sobrando 8 litros destinados à reserva.
Quais as peculiaridades dos Chassis?
Construídos em tubos com perfil retangular, Chassis da DKW-Vemag possuía suspensão na parte dianteira, com mola transversal com fitas de polietileno. Na parte inferior, a suspensão traseira era em eixo flutuante da Auto Union.
Outra importante característica, era o freio hidráulico do carro, efetivo nas quatro rodas, sendo Duplex nas rodas dianteiras e Simplex nas rodas traseiras. Havia também a presença de freio de estacionamento mecânico, bastante eficaz ao acionar rodas traseiras.
Quais os feitos da DKW na Alemanha?
A DKW chegou a fabricar motor de bicicleta na Alemanha, tornando esse meio de transporte motorizado. Essa se trata de uma das melhores engenhosidades da empresa, além da sua vasta produção de motos. Além disso, Heródoto lembra, em nossa conversa, que a DKW teve um importante papel na Segunda Guerra Mundial.
Também nesse período histórico, a empresa recebeu muitas encomendas das Forças Armadas Nazistas, contribuído para o arsenal automobilístico bélico da época. Mas, assim como todos setores alemães durante a guerra, a DKW também saiu deteriorada.
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Caso queira descobrir outros detalhes da DKW, basta assistir ao nosso Podcast, disponível no início deste artigo. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se quiser que a sua empresa seja anunciada, você também pode patrocinar o Neh! Podcast.
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior