Empreendedor: vale a pena investir em marketing de conteúdo?

Você sabe o que significa marketing de conteúdo? Já até ouviu falar nesse termo, mas não se lembra para que ele serve e como ele pode te ajudar? Para entender sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo e dê continuidade à leitura deste artigo, que vou te explicar direito sobre ele. 

O que é marketing de conteúdo? 

O marketing de conteúdo pode ser entendido como uma estratégia, capaz de levar conteúdo de qualidade a seu público, por meio de blogs, sites, redes sociais, plataformas de vídeo ou de áudio e também por meio impresso, como no caso de revistas e jornais. Seu principal objetivo é facilitar a sua proximidade com seu público-alvo, buscando ajudar na resolução de possíveis dúvidas ou problemas enfrentados por quem acessa os seus conteúdos. 

“Uma coisa que a gente precisa entender é que o marketing de conteúdo não é uma novidade. Não é uma coisa nova, específica do marketing digital, por exemplo. Muitas pessoas entendem que marketing de conteúdo é para quem faz marketing digital, e tudo mais. Hoje as redes sociais, o YouTube, Google, sites, como blog, tudo isso potencializou o marketing de conteúdo, mas ele não é uma coisa nova”.  

O marketing de conteúdo é encontrado apenas no meio digital?

Não. Marketing de conteúdo sempre fez parte também do impresso. Com o passar dos anos e com a aderência de novas pessoas ao mundo digital, essa estratégia passou a estar presente também na internet. 

“Você lembra daquelas revistas de bairro ou até outros tipos de revistas que tinha uma matéria informativa, e às vezes no final da matéria tinha alguma pessoa assinando, deixando dados para entrar em contato, saber mais sobre aquilo, aquele produto, aquele serviço? Então, aquilo já era marketing de conteúdo, já existe há muito tempo. Começou um bom exemplo aí, nessa questão dessas revistas de bairro, então, não é uma questão nova. Simplesmente a internet potencializou ainda mais essa questão do marketing de conteúdo”.  

O que preciso saber sobre marketing de conteúdo?

Nós não podemos entender o marketing de conteúdo como um meio direto para vender o seu produto ou serviço. Ou seja, não é da noite para o dia que postar um artigo na internet, por exemplo, fará suas vendas bater o histórico de vendas. Na verdade, o marketing de conteúdo é um processo que leva tempo e consistência, porque sua função é compartilhar conteúdo relevante para o seu público, te tornando uma autoridade no assunto. 

Isto é, à medida que você for produzindo e compartilhando conteúdo de qualidade, seja em vídeos informativos, textos para blog, um e-book, em uma palestra virtual, o público verá você como uma referência e, em um determinado momento, passarão a ser seus clientes. 

“Mas você não vai vender. Você vai compartilhar aquilo que você sabe facilitando que a pessoa te encontre. Quando a pessoa te encontrar e você responder à dúvida que ela tem com relação aquilo que ela está buscando, o que acontece? Você acaba gerando reconhecimento sobre aquilo que você está falando. A sua imagem fica na mente da pessoa, facilitando assim mais para frente a compra do seu produto, ou contratando o seu serviço”.   

Qual a grande vantagem?

“É um custo bem reduzido comparado a anúncios em grandes mídias, como, por exemplo: televisão, anúncio de jornal, rádio, ou até mesmo quando você faz anúncios patrocinados em Facebook, Instagram, Youtube, Google Ads, por exemplo. Por quê? Porque a ideia é que as pessoas te encontrem, comecem a te seguir de maneira orgânica, espontânea, ou seja, ela viu ali que você fala sobre um conteúdo bacana, que ela gosta, precisa ouvir, por exemplo: fitness e saúde, sobre exercícios que ela pode fazer em casa, o que ela deve comer para se manter em forma, e assim por diante. Ela gosta de você, gera aquela empatia e se torna a sua fã.”

Gostou do artigo de hoje? Percebeu como o marketing de conteúdo pode ser relevante para você e para o seu negócio? Por isso, não perca tempo e assista ao vídeo completo, no início deste artigo, para ter acesso à entrevista completa. E não se esqueça: Empreenda, invista e mude a sua vida. 

Entrevista por Fernando Vitolo 

Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior