Foco
Este artigo faz parte de um curso completo de fotografia e totalmente gratuito, desenvolvido e ministrado por Fernando Vitolo. Para ter acesso a todas as aulas, basta acessar a página e aproveitar essa grande oportunidade.
Como funciona o foco de uma câmera fotográfica? Qual o melhor modo de utilizá-lo: automático ou manual? Nesta nona aula, vamos conversar justamente sobre esse assunto. No vídeo no começo deste artigo, também é possível encontrar mais informações acerca desse mesmo tema.
PARA QUE SERVE O FOCO DA MINHA CÂMERA?
O foco é responsável pela nitidez das fotos e por dar destaque ao assunto principal da sua imagem. Por exemplo, com o foco, você é capaz de destacar uma pessoa andando na rua (considerando como o primeiro plano) e embasar o fundo, que contém carros em um trânsito de São Paulo (o que ficaria em segundo plano). De modo didático, assim descreve o portal de ensino InfoEscola:
“Na fotografia, foco é um ajuste que serve para dar mais nitidez ao assunto da foto. … Este recurso é ajustado através da objetiva, girando o anel de focalização até obter a nitidez desejada para as imagens que se pretende manter no plano focal”.
QUAL DIFERENÇA ENTRE O FOCO MANUAL E O AUTOMÁTICO?
A diferença é bem simples. Com o foco manual, você ajustará a nitidez da sua foto girando o anel de foco da sua lente. Ou seja, de modo manual, é possível escolher qual o assunto principal da imagem e o seu nível de nitidez. Por outro lado, o modo automático faz o contrário: a própria câmera calcula a distância focal, a quantidade de nitidez cedida à fotografia, assim como o ponto a ser fotografado.
O que recomendamos é que, ao usar o modo automático, busque sempre utilizar o ponto de foco central, que pode ser ajustado nas configurações da sua câmera. Isso ajuda o fotógrafo na transposição de foco, mesmo estando automatizado a função.
O QUE É A TRANSPOSIÇÃO DE FOCO?
Como citamos acima, a transposição de foco serve para deslocar o ponto de foco da sua foto, ainda que você tenha escolhido o ponto central. No vídeo da aula, que se encontra no começo deste artigo, é possível entender melhor como tudo funciona. Desde já é importante dizer que todo fotógrafo deve saber realizar essa transposição.
Para que funcione corretamente, direcione a sua lente para o assunto a ser fotografado, pressione o meio-clique do botão de disparo, segure e ajuste o enquadramento da sua imagem. Ou seja, mesmo que você tenha centralizado o seu ponto focal, você pode deslocar o assunto a ser focado, em outro enquadramento.
Nos próximos vídeos, veremos detalhadamente outros assuntos pertinentes a esse. Não deixe de conferir e se inscrever no canal para ter acesso a todas as aulas, gratuitamente. Fique sempre por dentro das novidades!
Aula e conteúdo por Fernando Vitolo
Matéria escrita por Carlos Augusto Júnior