GE General Electric
Você já ouviu falar na General Electric, um conglomerado multinacional do ramo de aviação, software e conexões de energia? No décimo primeiro episódio do NEH! Podcast, Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro conversam sobre uma das corporações mais famosas do mundo. O conteúdo está realmente imperdível. Confira!
Assista também ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal Fernando Vitolo no YouTube, para ficar sempre atualizado e não se esqueça de acompanhar o nosso podcast, neh?!
Afinal, o que é a General Electric?
De modo bastante contundente, a General Electric, conhecida também pela sigla GE, trata-se um grande conglomerado multinacional de Nova York, que está sediado em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos.
Uma estimativa realizada em 2016 consta que a empresa possui 333 mil colaboradores ao todo. Seu lucro, segundo a mesma estimativa, foi de US$ 8,83 bilhões em 2016 e faturamento bateu a casa dos US$ 123,7 bilhões.
Há quase 5 anos, a General Electric atua nos segmentos de aviação civil, software, conexões de energia, pesquisa global, assistência médica, iluminação, petróleo e gás, bem como de energia renovável, transportes e capital, serviços financeiros, dispositivos médicos, ciências da vida, produtos farmacêuticos, indústria automotiva, indústrias de engenharia, dentre outros.
Qual a história da empresa?
A General Electric foi fundada por Thomas Edison, empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial, em 1878 com o nome de Edison Electric Light Company.
Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de fevereiro de 1847 — West Orange, Nova Jérsei, nascido em 18 de outubro de 1931, foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivo. “O Feiticeiro de Menlo Park” (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Ele ficou conhecido mundialmente por investigar a telefonia, aperfeiçoar o fonógrafo, criar a primeira lâmpada incandescente com filamento de carvão.
Ainda em 1879, Edison e sua equipe desenvolvem o primeiro dínamo, capaz de fornecer energia elétrica para um bairro inteiro. No ano seguinte, em 1880, Edison registrou a patente de sua lâmpada, incluindo as características fundamentais da lâmpada por filamento de carbono. Ainda neste ano, ele aumenta a vida útil das lâmpadas para 600 horas de duração.
Mas somente em 1882, Thomas Edison lançou definitivamente seu primeiro negócio de energia e construiu a primeira Central de Energia dos Estados Unidos, em Nova York (EUA), com o nome de Edison Electric Illuminating Company.
Qual a importância da General Electric para o mundo industrial e tecnológico?
A General Electric Foi a empresa de maior papel no esquema internacional do Cartel Phoebus na década de 50. Dois anos depois, em 1900, é registrada a marca GE (monograma/logotipo) como conhecemos até hoje.
Entretanto, no ano de1959, a empresa veio a ser acusada de promover o maior cartel ilegal dos Estados Unidos desde a adoção do Sherman Antitrust Act, com o intuito de manter os preços artificialmente elevados. Ao todo, 29 empresas e 45 executivos foram condenados. Inquéritos parlamentares subsequentes revelaram que o “crime de colarinho branco” era de longe a forma mais dispendiosa de crime para as finanças dos Estados Unidos.