GOOGLE | NEH! PODCAST
Todo mundo já procurou algo no Google, não? Mas, você sabia que o Google está ligado à 4ª fase da Revolução Industrial, chamada industrialização 4.0, que é uma nova etapa do sistema capitalisata? Confira!
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Nós já falamos aqui sobre as Páginas Amarelas, que era um livro grosso com telefones de pessoas e serviços. O sistema desse livro funcionava como procura e não como oferta, diferente de um anúncio em uma revista ou rádio, em que a pessoa não está necessariamente precisando daquilo naquele momento. O Google funciona como procura também, e por isso fez muito sucesso.
Curiosidade: uma diferença entre a revista normal e as Páginas Amarelas é que a revista você jogava fora, mas as Páginas Amarelas você guardava o ano todo.
À medida que a quantidade de informações na web aumentava, crescia também a necessidade de organizar as páginas no ambiente virtual. Afinal, elas se tornaram fonte de pesquisa para as pessoas no mundo inteiro. Com isso, surgiram os primeiros mecanismos de busca, entre eles o Yahoo, Cadê e Altavista. Eles organizavam as páginas na mesma lógica de catálogos impressos: em ordem alfabética ou por assunto. Enquanto a quantidade de links ainda era baixa, era fácil um site aparecer por lá: bastava se cadastrar nos índices.
Porém, as coisas começaram a ficar mais complexas quando a criação de sites se popularizou. O Google começou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, quando ambos eram estudantes de doutorado na Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.
O nome de domínio “Google” foi registrado em 15 de setembro de 1997 e a empresa foi constituída em 4 de setembro de 1998. Enquanto os motores de busca convencionais exibiam resultados classificados pela contagem de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página, os dois teorizaram sobre um sistema melhor que analisava as relações entre os sites. Eles chamaram esta nova tecnologia PageRank, onde a relevância de um site era determinada pelo número de páginas, bem como pela importância dessas páginas, que ligavam de volta para o site original.
Surge, então, o SEO, que significa Search Engine Optimization. É uma nova tecnologia para auxiliar na relevância do site. Foi criado um algorítimo que analisa e avalia essa relevância para aparecer na primeira página de busca. Você pode aparecer pelo modo orgânico – que é gratuito – ou pelo modo pago – através de anúncios patrocinados. Para isso você precisa criar uma conta no Google Ads e definir qual palavra a pessoa precisa digitar para seu anúncio aparecer e quanto você irá pagar pelo clique. Ou seja, o Google faz um “leilão” dos cliques para ver quem aparece em primeiro. Funciona assim: se eu vejo que o meu concorrente está em primeiro, eu posso aumentar o valor pago por clique para que o meu anúncio vá para essa posição.
É um novo modelo de negócio próprio da era da tecnologia e redes sociais.
O Google foi criando também outras ferramentas como: Gmail, Google Maps, Google Docs, Google Play e adquiriu o YouTube, que hoje é o segundo maior buscador do mundo.
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Em outra matéria do site, você pode aprender os passos fundamentais para você melhorar a sua comunicação, de modo prático e rápido, sem delongas.. Francamente, não é uma atividade simples e, por isso, requer bastante estudo, treinamento, disponibilidade de tempo, investimento, entre outros fatores igualmente importantes. Por isso, é preciso observar a importância de melhorar a sua comunicação no mundo corporativo, para que a sua empresa esteja cada vez mais alinhada com as expectativas do seu cliente.
Conteúdo por Fernando Vitolo e Heródoto Barbeiro
Matéria escrita: Annelise C. Oliveira Gonzalis