Google SEO e campanhas patrocinadas Google Ads para empresa
Você sabe quais ferramentas podem ser utilizadas para que a sua empresa apareça no Google? Quais são os meios viáveis para que isso aconteça e como o Google funciona? Pensando justamente em te ajudar a encontrar um caminho para solucionar essa dúvida, hoje conversaremos sobre “SEO e Google Ads para empresas”. Leia o artigo e assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre esse tema.
Entenda a diferença do Google para outros sites
Não há dúvidas de que o Google é o maior, o mais visitado e o mais conhecido buscador de pesquisa do mundo. A própria empresa estabelece que sua missão “é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”. De fato, o Google já tem conseguido efetivar grande parte desse trabalho.
Mas qual a diferença do Google para outros sites no que se refere à venda de produtos? A grande sacada da empresa foi se concentrar em um buscador de pesquisa. Ou seja, o Google não é um lugar em si de venda de produtos variados, mas uma ferramenta útil para pessoas que já têm dúvidas, curiosidades e buscam por informações.
“Hoje o Google é o maior buscador do mundo. A grande sacada do Google, diferente dos outros meios de comunicação, é a procura. Os outros meios são ofertas. O que isso? Por exemplo, você está lendo uma revista e vê um anúncio de uma concessionária de carros. Então você percebe que precisa de um daqueles automóveis e vá até a concessionária. Ou seja, você já tinha uma necessidade e, ao se deparar com aquele anúncio, foi até o local de vendas. Mas há muitas pessoas que não se interessam prontamente por um determinado produto e mais tarde vão ao Google pesquisar melhor sobre ele. Essa é a grande sacada do Google.”
Como funciona a busca no Google?
O rankeamento no Google é o que estabelece quem aparece na primeira página de pesquisa e em que ordem. Para que isso aconteça há dois meios mais comuns: o tráfego orgânico e o pago. O primeiro está relacionado ao uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ao uso de palavras-chave com grande procura, estruturação técnicas de site responsiva e outras especialidades. Já o segundo se refere ao pagamento de promoções e anúncios que vão dar destaque ao seu conteúdo ou produto nas pesquisas do Google.
Como exemplifica a Rock Content, que é uma empresa especializada no assunto:
“A grande característica e vantagem do tráfego orgânico é não possuir um custo direto. As visitas desse tipo de tráfego chegam até o site ou blog de sua empresa por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. Ou seja, se a palavra digitada no buscador for uma palavra-chave usada pela sua empresa com a intenção de melhorar o ranqueamento de seus domínios, o seu negócio aparecerá entre os resultados exibidos. Mas de nada adianta ser um dos últimos resultados da pesquisa, afinal como já foi comprovado pela pesquisa da Moz, em média 71,33% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos da primeira página.”
Como faço para pagar por anúncios e promoções no Google?
Caso você opte por impulsionar seu site por meio de promoções e anúncios, será necessário se cadastrar no Google Ads. A partir dessa ferramenta, é possível definir o local onde o anúncio será feito, se será apenas para o seu bairro, cidade, estado ou país. Também será possível delimitar um orçamento mensal para que você não o ultrapasse com o pagamento de anúncios. Além dessas, existem outras opções possíveis, para configurar os seus anúncios.
Quanto pagarei pelo anúncio?
É preciso considerar que não existe um valor fixo para os anúncios. Tudo dependerá de alguns fatores como: a taxa de procura das palavras-chave, quantos visitantes você deseja obter e vários outros objetivos a serem perseguidos. Porém, um fator é certo: você pagará pelo seu anúncio a partir de cada clique que receber na sua página. O que indicamos é que antes seja feita uma avaliação da plataforma, pensando no investimento, geração de lead, branding e demais questões.
Indicação de livro: “Introdução ao SEO: seu guia rápido às práticas eficientes de SEO”
Existe um livro muito interessante que poderá contribuir para o rankeamento do seu site. O livro é do autor Aravind Shenoy e possui a seguinte descrição:
“Sua introdução rápida e facilmente compreensível ao SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para ferramentas de busca) – uma metodologia obrigatória para melhorar a visibilidade de sites usando diferentes estratégias e técnicas. Com uma abordagem prática e calculada, este livro ensina técnicas e conceitos de SEO que permitem dominar os aspectos fundamentais da otimização para ferramentas de busca. Introdução ao SEO dá o impulso inicial para a sua aquisição de conhecimento usando uma abordagem facilmente compreensível. Adicione-o à sua biblioteca ainda hoje.”
Gostou do nosso artigo de hoje? Não perca tempo e tenha acesso também ao nosso vídeo completo, no início deste artigo. E não se esqueça: Empreenda, invista e mude a sua vida.
Entrevista por Fernando Vitolo
Matéria escrita: Carlos Augusto Júnior